sábado, 21 de maio de 2022 - 21/05/2022 09:33:28
Portal Útil

Publicado por Redação Portal Útil em 03/05/2022 às 18:01.

Quando se fala em decoração, muita gente pensa em ambientes super requintados e pensados em cada detalhe para oferecer uma experiência única. No entanto, um simples kit colcha pode deixar ambientes como o quarto com uma cara totalmente nova, sem a necessidade de trocar de móveis, pintura ou gastar dinheiro com obras.

Neste artigo você irá encontrar dicas de como criar diferentes composições coloridas para o quarto, não necessariamente só para crianças. É fato que o uso de cores neutras eleva o nível de qualquer ambiente, mas é possível incluir cores de todas as escalas e ainda manter o quarto confortável para descansar. Confira!

O que este artigo aborda:

Qual a melhor cor para quarto?

A decoração de um ambiente pode ser ressaltada ou ser completamente sem utilidade, a depender da pintura das paredes. O uso de texturas, cores fortes e combinações exageradas reduz as possibilidades de combinação com outros elementos, como móveis, roupa de cama e objetos como abajures, quadros, entre outros.

É claro que cada pessoa tem total liberdade para decorar os ambientes de casa como preferir, mas se você chegou até aqui, é porque está buscando formas de usar cores no quarto de maneira equilibrada.

As cores mais indicadas para usar em quartos são as neutras e de tonalidades escuras, como branco, cinza gelo, azul-marinho, bege e cores pastéis. Essa última opção é bastante utilizada em quartos para crianças, pois transmite a sensação de tranquilidade e conversa com diferentes tipos de móveis e objetos.

Melhor cor para quarto

Qual a melhor cor para fazer decoração no quarto?

Embora seja um consenso entre profissionais de design que as cores claras são melhores para ambientes como quarto, tem quem prefira expressar sua personalidade em cada detalhe da casa. É o caso de quartos com paredes vermelhas, pretas e até mesmo utilizando papéis de parede.

Aqui, a combinação com roupa de cama, por exemplo, fica mais difícil. Apesar de ser possível criar uma certa temática que converse com todos os elementos. Confira algumas formas de deixar o quarto mais colorido, e experimente aos poucos conforme o seu gosto pessoal se sentir confortável.

Roupas de cama estampadas

Lençóis, fronhas e edredons fazem parte de qualquer quarto, e eles podem ditar totalmente a estética visual do lugar. Em lojas de artigos para casa é possível encontrar roupa de cama em diferentes estampas, desde as mais discretas até as mais chamativas. Nesse caso, se você busca criar um contraste entre paredes do quarto neutras e roupa de cama chamativa, busque alguma estampa com pelo menos algum ponto de proximidade com a cor do cômodo.

Roupas de cama em blocos de cores

Essa é para quem curte algo mais minimalista, mas sem abrir mão das cores. Você pode combinar peças de cama lisas, de cores diferentes. Uma dica é usar um lençol de cama verde, um edredom vermelho e almofadas azuis, por exemplo. Opte pela escala de cores de sua preferência, mas sempre mantendo um certo diálogo entre elas.

Travesseiros e almofadas coloridas

E se você quer inserir cor no seu quarto aos poucos, brincar com capas de travesseiros e almofadas pode ser a alternativa mais barata e versátil. Experimente combinar estampas, cores fortes com tons pastéis, e vá criando sua própria paleta, conforme achar mais confortável.

O uso de cores na decoração é bastante associado a projetos mais modernos e descontraídos, enquanto o uso de tons clássicos fica mais próximo das propostas elegantes e discretas. A vantagem de brincar com as peças de cama, é que assim como as roupas, você pode trocá-las conforme o dia e seu humor, tendo um ambiente sempre com a sua cara.

Para saber mais, veja o vídeo do canal Viva Decora – Casa, Decoração e DIY.

Redação Portal Útil

Estamos sempre em busca de assuntos para escrever artigos e guias para direcionar os nossos leitores à solução de um problema cotidiano.

1

Pode ser do seu interesse

Como reaproveitar janelas velhas na decoração?

Como reaproveitar janelas velhas na decoração?

Papel de parede para decoração: tipos e dicas

Papel de parede para decoração: tipos e dicas

Decoração de sala com sofá e poltrona

Decoração de sala com sofá e poltrona

Tipos de iluminação para cada ambiente

Tipos de iluminação para cada ambiente

Bebidas de café: 7 opções gostosas

Bebidas de café: 7 opções gostosas

Estratégias de Inbound Marketing: 9 exemplos

Estratégias de Inbound Marketing: 9 exemplos