quinta-feira, 18 de agosto de 2022 - 18/08/2022 03:41:52
Portal Útil

Muitas pessoas ainda não tomam os devidos cuidados para manter os pés sempre saudáveis, outros ao menos nem sequer sabem que devemos ter esse tipo de cuidado. Pois, se você se enquadra em uma dessas situações é melhor mudar o seu modo de pensar e ficar mais atento aos cuidados com seu pé.

Os motivos para cuidar dos seus pés são muitos, afinal de contas são eles que nos sustentam todos os dias e por muitas vezes passam o dia todo sendo espremidos em sapatos desconfortáveis.  

Então nada mais justo que depois de um dia todo em cima do salto, por exemplo que ele receba os devidos cuidados ao final do dia. Caso não faça esse cuidado corretamente, saiba que isso pode refletir significativamente no seu corpo, pois os pés têm terminações nervosas, que fazem ligações com diferentes pontos do nosso organismo.

Vamos dar um pequeno exemplo, se você trabalha o dia todo sentado muito provavelmente seu pé vai ficar inchado, isso acontece pela falta de circulação sanguínea, por outro lado, se ficamos por muito tempo em pé pode ocorrer da pessoa ficar com muita dor na sola do pé. 

Nossos pés sempre dão um jeito de avisar que algo não está bem, por ser através de suor, baixa temperatura ou cãibras, no caso das cãibras, pode ser um sinal de má circulação sanguínea, falta de hidratação ou de algum tipo de nutriente em nosso corpo. 

Pés bonitos e saudáveis

Além disso, nosso pé é de grande importância para o nosso equilíbrio, isso por os pés serem cheios de terminações nervosas que mandam várias informações para nosso cérebro, com relação aos movimentos do corpo, ou seja, quanto mais o cérebro recebe essas informações, melhor ele vai controlar os movimentos do corpo e também vai ajustar a postura. 

Agora que você já sabe o quanto os pés são importantes para o nosso corpo, veja abaixo algumas dicas que você deve adotar para manter seus pés sempre saudáveis. Depois de saber de todas essas informações duvido você não começar a cuidar dos seus pés, então confira as dicas a seguir.

O que este artigo aborda:

Faça a higiene diariamente

Fazer a higiene dos pés todos os dias é importante para evitar frieiras, chulé e micoses. Por essas e outras razões é necessário que leve seus pés na hora do banho todos os dias com sabonete ou sabão e com auxílio de uma bucha esfregue para retirar sujeiras, especialmente entre seus dedos, pois ele é um local úmido, no qual é perfeito para a proliferação de bactérias e fungos que podem te causar muitos problemas de saúde.  

Hidrate seus pés

Se você não quer ter pés rachados, especialmente nos calcanhares é interessante fazer hidratação com produtos apropriados para a região, deve se um creme hidratante, pois vai ajudar a repor a água que foi perdida e deixar seus pés mais macios, além disso o creme vai formar uma espécie de película para protegê-los e prevenir a hidratação.

Esfoliação

Além de hidratar para fazer a prevenção contra as rachaduras, também é preciso fazer uma esfoliação uma vez por semana, para retirar peles mortas e assim também aumentar a quantidade de agentes hidratantes que penetram na pele. Para evitar um efeito contrário e deixar sua pele ainda mais grossa na região, não faça o uso de lixas. Recomenda-se que na hora da compra, escolha cremes esfoliantes que sejam próprios para os pés.

Use desodorante específico para os pés

Os maiores segredos para manter os seus pés saudáveis e limpos, é sempre que possível ficar descalço, e usar meias de algodão ao invés das sintéticas, além de absorver melhor o suor ela também vai prevenir contra maus odores causados pelo chulé.

Caso tenha suor excessivo na região dos pés, você deve adotar alguns hábitos diariamente, como, por exemplo, logo depois de sair do banho enxugue muito bem os pés e use desodorante específico para os pés, ele vai ajudar a mantê-los secos e também faz a prevenção da transpiração excessiva.

Calçados confortáveis

É importante que você escolha calçados para seu dia a dia e garantir o maior conforto para seus pés. Sapatilha feminina, costuma ter uma maior abertura para entrada de ar, sem contar que alguns modelos são perfeitos para quem trabalha muito tempo em pé. Outra dica bem legal, é que também é válido fazer aplicação de desodorante para os pés dentro do calçado. 

Cuidados com as unhas

O cuidado com as unhas também faz parte do processo de higienização dos pés, é preciso manter as unhas sempre aparadas para não ocorrer o acúmulo de sujeiras e causar inflamações ou  infecções. Mas se você sofre com unhas encravadas, o ideal é que corte as unhas até perto da pele, além de deixar uma pequena parte nas bordas em formato quadrado.

E sempre que for lidar com as suas unhas é importante que faça a esterilização dos utensílios, como alicate, espátula, e você nunca deve emprestar suas ferramentas para outras pessoas.

E por fim, lembre-se de retirar o esmalte ao menos 12 horas antes da próxima esmaltação, para que suas unhas possam respirar um pouco.

Portal Útil

Estamos sempre em busca de assuntos para escrever artigos e guias para direcionar os nossos leitores à solução de um problema cotidiano.

1

Pode ser do seu interesse

Cuidados com a pele antes e após maquiagem

Cuidados com a pele antes e após maquiagem

Maquiagem de dia e de noite: entenda as regras

Maquiagem de dia e de noite: entenda as regras

O que é micropigmentação labial: como funciona e qual o melhor curso

O que é micropigmentação labial: como funciona e qual o melhor curso

Pele saudável e bonita: 6 dicas simples

Pele saudável e bonita: 6 dicas simples

Para que serve o ácido hialurônico? Entenda

Para que serve o ácido hialurônico? Entenda

Trabalhos que são home office: 7 áreas

Trabalhos que são home office: 7 áreas