Portal Útil

De acordo com um estudo da PwC, a inteligência artificial deve aumentar o PIB global em 14% e tecnologias com seu uso devem render até 15,7 trilhões de dólares.

Fica possível entender o motivo, já que a  inteligência artificial usa uma combinação de leitura de dados e algoritmos digitais que permitem interpretar informações e padrões. 

Assim, a inteligência artificial aprende automaticamente padrões e usa isso a favor das empresas, para entregar os dados necessários para as mesmas.

Por isso que ajuda no crescimento de empresas, afinal, é graças à inteligência artificial que muitas técnicas de marketing digital em geral funcionam tão bem.

Mas o que é, de fato, essa inteligência artificial?

O que este artigo aborda:

Qual a importância da inteligência artificial
Qual a importância da inteligência artificial
Pin It

O que é inteligência artificial?

Quando se fala em inteligência artificial, imagine que estamos falando de uma máquina que foi criada para pensar como um humano.

Muitas tarefas da computação precisam da inteligência humana para serem realizadas, ou seja, uma interpretação cognitiva e até empática do que as máquinas, que não tinham essa capacidade. 

Por isso surgiu a inteligência artificial, que consegue realizar de forma automatizada, quantidades muito superiores de tarefas virtuais, e também tem esse quesito um pouco mais “humanizado” também.

Qual a importância da inteligência artificial?

Veja a seguir algumas áreas que a inteligência artificial consegue ajudar nas empresas e como ela ajuda.

Atendimento ao cliente

Um exemplo clássico de inteligência artificial nessa área são os chatbots, que são chats que muitas empresas usam para atender clientes e tirar dúvidas em seus sites.

Esses chatbots simulam um ser humano para ter conversas com os clientes, tirando suas dúvidas, resolvendo problemas e dando informações.

Dessa forma, as empresas economizam com custo, não precisam pagar funcionários para esse atendimento mais básico e de entrega, não precisam se preocupar em ficar tirando dúvidas simples, têm um sistema que atua 24h e ainda auxilia esse cliente.

É uma excelente forma de cortas custos e ainda atender várias pessoas que precisam de alguma ajuda.

Marketing digital e vendas

A inteligência artificial está presente ajudando no marketing e nas vendas.

Através da IA (Inteligência Artificial), a leitura de dados é potencializada e as estratégias se tornam mais precisas.

Além disso, é possível entender os sentimentos dos clientes, o perfil do cliente que busca seus produtos/serviços, obtenção de ideias para anúncios e personalizar os mesmos, automatizar produção de conteúdo e outros.

Gestão empresarial

Em torno de 70% das empresas de serviços financeiros usam a inteligência artificial para prever eventos de fluxo de caixa, ajustar créditos e identificar fraudes.

Dessa forma, já fica evidente como a inteligência artificial ajuda na gestão de modo geral das empresas e auxilia no crescimento das mesmas.

É possível detectar e alertar riscos, analisar padrões, tratar inconsistências e deixar a empresa bem na frente dos concorrentes.

Processo seletivo

Outra grande vantagem da inteligência artificial para empresas é de ser capaz de selecionar os melhores profissionais com base na leitura de dados.

Por exemplo, o LinkedIn possui componentes de inteligência artificial em que os profissionais de recrutamento já têm meios de aplicar reconhecimento facial.

Além disso, no LinkedIn já é possível delegar para as máquinas as obrigações de recrutar profissionais, já que a IA consegue determinar o desempenho dos candidatos através de leitura de emoções.

Isso também diminui as discriminações por gênero, classe, cor e outros possíveis preconceitos que um humano poderia ter.

Benefícios da inteligência artificial para empresas 

Dando continuidade sobre o assunto, falaremos agora sobre os benefícios do uso da inteligência artificial pelas empresas.

Entre elas, podemos citar:

  • Economia e reduzir prejuízos: redução de erros humanos que afetam a cadeia de produção, elevando a produtividade e economizando, através de menos desperdícios.
  • Melhor experiência do cliente: oferece ao cliente itens que ele procura e tem interesse, ou seja, anúncios personalizados com base na leitura de dados das pesquisas e gostos desse cliente.
  • Automatizar operações: através da inteligência artificial a empresa pode automatizar muitas tarefas e economizar tempo.
  • Identificar novas oportunidades facilmente: se um item vai se esgotar ou se o cliente é ideal ou não para a sua empresa são claros exemplos de identificação fácil que convertem em maiores resultados para o futuro da sua empresa.
  • Aumentar o faturamento: em um estudo global feito em 2020 pela McKinsey mostra que mais de 20% das pessoas entrevistadas disseram que seus livros são devido à inteligência artificial.

Conclusão

A inteligência artificial está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas, mesmo que elas não saibam, com o uso da tecnologia cotidianamente, algoritmos estão sempre trabalhando para auxiliar empresas.

Agora já estamos em uma nova fase, a de saber identificar quais aplicações, equipamentos e serviços a inteligência artificial consegue entregar os melhores resultados para o seu negócio.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse