Portal Útil

Muitos iniciantes no pedal não sabem como saber qual aro de bicicleta comprar, o que pode ser ruim no longo prazo.

Hoje em dia, andar de bicicleta não apenas um meio de transporte sustentável e saudável, mas também uma opção de lazer e esporte para muitas pessoas.

Porém, para tirar o máximo proveito dessa atividade, é preciso escolher os equipamentos certos e adequados ao seu estilo de pedalada e às suas necessidades.

E nessa escolha, um dos pontos mais importantes é a definição do tamanho certo do aro da bicicleta.

Mas, para isso, é preciso aprender como saber qual aro de bicicleta comprar.

Afinal, escolher o aro de bicicleta pode parecer uma tarefa simples, mas na verdade é uma decisão que pode influenciar muito na experiência em cima da bike.

Já que o tamanho certo do aro impacta seu desempenho, conforto e segurança durante o pedal. Por isso, é importante prestar atenção em alguns detalhes na hora da escolha.

Isso é ainda mais importante no ciclismo, um esporte de marca muito popular em vários países do mundo.

Então, entenda o que é o aro da bike e como saber qual aro de bicicleta comprar para que você tenha mais conforto e segurança.

O que este artigo aborda:

Como saber qual aro de bicicleta comprar
Como saber qual aro de bicicleta comprar
Pin It

O que é o aro da bicicleta?

Em suma, o aro de bicicleta é a estrutura circular que forma a base dos pneus, fixado ao cubo da roda através dos raios. Assim, o aro da bicicleta fica responsável por suportar o peso do ciclista.

Os aros de bicicleta são produzidos em diferentes materiais, como aço, alumínio, carbono e titânio. Além disso, possuem variações em tamanhos, larguras e tipos de perfil.

Afinal, cada tipo de aro possui vantagens e desvantagens. Logo, para que você entenda como saber qual aro de bicicleta comprar, basta avaliar cada um deles antes de definir qual o mais adequado para suas necessidades.

Como saber o aro da bicicleta?

De modo geral, cada bicicleta pode ter um tamanho de aro diferente. Por isso, é essencial conhecer o tipo e o modelo de bicicleta que você tem para poder identificar o tamanho correto do aro.

Dessa forma, a dúvida comum sobre como saber qual aro de bicicleta comprar não vai ser um problema para você.

Além disso, o tipo de uso também é muito importante, já que você pode usá-la no dia a dia, em trilhas, etc.

Uma forma muito simples de identificar o tamanho do aro de uma bicicleta é verificar a medida impressa na lateral do pneu.

Essa medida é expressa em milímetros, contendo a largura e o diâmetro interno do aro. O primeiro número será o tamanho do aro.

Caso a medida não esteja escrita no pneu ou não seja legível, é possível medir o diâmetro externo do aro usando uma fita métrica. 

Como saber qual aro de bicicleta comprar?

Para que você entenda como saber qual aro de bicicleta comprar, é preciso considerar a altura do ciclista, o tipo de bicicleta e onde a bike será usada.

As bicicletas para trilha, por exemplo, geralmente possuem aros maiores, enquanto as bicicletas de BMX possuem aros menores.

Aros mais largos oferecem maior resistência e estabilidade para terrenos acidentados, enquanto aros mais finos são ideais para performances de alta velocidade em asfalto.

Já os aros com perfil baixo oferecem maior leveza e versatilidade para diferentes lugares, enquanto os modelos de perfil alto são mais rígidos e menos aerodinâmicos, mas oferecem maior rigidez e reatividade.

Mas, acima de tudo, é importante escolher um aro de qualidade e durabilidade, independentemente do modelo e marca escolhidos.

O aro é uma das partes da bike que mais sofrem impacto e desgaste, por isso invista em um modelo resistente e de boa qualidade.

Afinal, isso é essencial para garantir a segurança e o conforto do ciclista ao pedalar.

Independentemente da forma escolhida para identificar o tamanho do aro, o modelo e o tamanho do aro também influenciam diretamente na escolha dos demais componentes da bicicleta, como a suspensão, pneus e freios.

Por isso, se você não sabe como saber qual aro de bicicleta comprar, busque um profissional especializado ou uma loja de bikes.

Pois, profissionais da área sabem identificar o tamanho ideal para o seu tipo de bicicleta, estilo de pedalada e adaptado ao seu corpo.

Altura do ciclista

Primeiramente, o tamanho do aro da bicicleta deve ser escolhido de acordo com a altura do ciclista e com o tipo de bicicleta que ele vai usar.

Por isso, se você não tem certeza de como saber qual aro de bicicleta comprar, considere que normalmente, as bikes possuem aro 26, aro 27.5 ou aro 29 para adultos.

Para escolher o tamanho ideal, é preciso levar em consideração que a escolha do aro interfere no desempenho do ciclista e também na sua segurança.

Por isso, é importante levar em consideração a altura e o tipo de bicicleta.

Para ciclistas com altura entre 1,50 m e 1,65 m, o aro 26 é ideal. Já para aqueles que têm entre 1,65 m e até 1,80 m, o aro 27.5 é a melhor escolha para comprar.

E para ciclistas com altura acima de 1,80 m, recomenda-se o aro 29.

Mas, essas são apenas recomendações gerais. Já que além da altura, é preciso levar em conta o tipo de bicicleta que o ciclista vai usar e o seu objetivo, como passeio, esporte ou competição.

Tipo de uso e tamanho

O tipo de uso é fundamental para que você entenda como saber qual aro de bicicleta comprar.

Ou seja, para uma bike urbana, é comum encontrar aros de 26 a 28 polegadas, sendo o tamanho de 28 polegadas o mais tradicional.

Já as bicicletas de asfalto podem chegar até aros de tamanho 700c, que proporcionam mais velocidade por serem mais finos.

Para mountain bikes e bicicletas para trilhas, os aros costumam variar de 26 a 29 polegadas, sendo que as bikes com aro 29 são as mais populares atualmente.

Isso porque elas garantem mais estabilidade em terrenos irregulares e mais facilidade para passar por obstáculos.

Mas, se você quer fazer manobras radicais e saltos, as bikes BMX costumam ter aros menores de 20 polegadas para garantir agilidade e manobrabilidade.

Porém, é importante lembrar que a altura do quadro, suspensão, tipos de pneus e ajuste do selim também são fatores que devem ser considerados na escolha da bike.

Largura

A largura do aro da bicicleta é essencial para garantir estabilidade e conforto ao pedalar. Logo, considere que para aprender como saber qual aro de bicicleta comprar é preciso considerar a largura.

Para velocistas, é recomendado comprar com largura de cerca de 17 mm e para quem prefere bicicleta de montanha, é indicado, em média, que o aro tenha 29 mm.

Contudo, lembre que quanto maior a largura do aro da bicicleta, menor será a velocidade.

Profundidade 

Em suma, a profundidade do aro da bicicleta não é usada para determinar o tamanho ideal do aro. Pois, a largura do aro é o que tem mais impacto.

Mesmo assim, a profundidade do aro geralmente é escolhida com base na preferência pessoal e no tipo de ciclismo que você pratica.

Então, considere a especificação de profundidade para aprender como saber qual aro de bicicleta comprar para ter mais conforto ao pedalar.

Aros com profundidade maiores são usados ​​por ciclistas de estrada que buscam melhor aerodinâmica, enquanto aros de menor profundidade são usados para subir montanhas com mais eficiência.

Para escolher o tamanho ideal do aro, você deve considerar o tipo de bicicleta que possui, o tipo de terreno que pretende percorrer e o seu estilo de ciclismo.

Conclusão

Para não ter problemas em como saber qual aro de bicicleta comprar, é preciso analisar a sua altura, o tipo de uso e tipo de bike.

Assim, para saber se escolheu o tamanho do aro correto, observe o desempenho da bicicleta quando você estiver pedalando.

Já que se você perceber que a bicicleta está instável ou muito lenta, pode ser que o tamanho do aro não esteja adequado para o seu tipo de ciclismo.

Além disso, se você estiver sentindo desconforto ao pedalar, pode ser que o tamanho do aro esteja inadequado para o tamanho do seu quadro.

Por isso, é importante consultar um profissional especializado na hora comprar. Já que dessa forma, dúvidas comuns sobre como saber qual aro de bicicleta comprar não serão um problema.

Algumas lojas de bicicleta também permite que você faça testes, já que assim você pode avaliar seu tipo de ciclismo, a geometria do quadro da bicicleta e ter orientações do vendedor.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Portal Útil

Estamos sempre em busca de assuntos para escrever artigos e guias para direcionar os nossos leitores à solução de um problema cotidiano.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse