terça-feira, 16 de agosto de 2022 - 16/08/2022 22:49:00
Portal Útil

Sim, Ukuleles são para todos! Não importa quão velho ou jovem você seja, mesmo que nunca tenha tocado música antes, você pode aprender a tocar ukulele… HOJE. Vamos mostrar como é fácil tocar sua primeira música no ukulele com esse texto.

Para alguns de vocês, esta será a primeira vez na vida a fazer música. Aprender a tocar ukulele começa com a base certa, e é exatamente isso que você fará desde o início desta lição.

O que este artigo aborda:

Como tocar um ukulele?

1. Compre o ukulele certo para você

O primeiro e mais importante passo para tocar um ukulele é comprar um ukulele. Não importa se você pega emprestado um amigo, vai a uma loja de música ou compra um ukulele online. Pode ser até mesmo um Ukulele Kalani, não pense muito. Basta pegar um ukulele.

2. Construa a mentalidade certa para tocar

Se você nunca tocou nenhum instrumento antes, deixe de lado seus medos e dúvidas sobre tocar.

Afinal, você consegue, só precisa aprender como fazer.

Como tocar um ukulele

Você pode aprender a tocar ukulele hoje, mesmo que não tenha um talento musical natural.

Muitos iniciantes no ukulele falham antes mesmo de pegar o instrumento.

Você diz a si mesmo:

“Eu não nasci musicalmente talentoso.”

Sempre que você enfrenta um novo desafio como aprender o ukulele, é normal enfrentar suas dúvidas ou medos. Não seja duro consigo mesmo e entre com a mente aberta.

Lembre-se, tocar ukulele é para se divertir.

A princípio, o ukulele pode parecer segurar um estranho objeto alienígena. Como pode este pequeno instrumento fazer um som tão maravilhoso? Na verdade, você cria um som lindo.

Reserve um momento para se familiarizar com seu novo instrumento lendo sobre as peças do ukulele e os diferentes tamanhos de ukulele.

Agora que temos a introdução, vamos afinar seu ukulele e prepará-lo para tocar.

3. Ajuste seu ukulele

Afine seu ukulele para uma afinação reentrante padrão, onde as cordas são afinadas g-c-e-a de cima para baixo.

Um dos segredos mais subestimados para fazer seu ukulele soar de forma incrível é a afinação.

Você não quer pular esta etapa.

Para instrumentos de cordas como o ukulele, é importante verificar a afinação a cada 10-15 dias. Pequenos erros de afinação podem dar a você e ao seu público um som ruim. Você sempre se prepara para o sucesso com um ukulele afinado.

Felizmente, manter o ukulele afinado é fácil. Para uma afinação mais rápida, sempre recomendamos usar um afinador cromático.

Se pra você a afinação for algo difícil, você pode procurar vídeos na internet, existem milhares de opções, ou pode até mesmo procurar alguém na sua cidade que ofereça esse tipo de serviço, só não vale deixar de afiná-lo.

4. Pegue seu ukulele

Para segurar o ukulele, coloque o corpo do ukulele no braço direito, e a parte do antebraço mais próxima do cotovelo coloca alguma pressão na parte superior do ukulele para que ele fique confortavelmente contra o seu corpo. Em seguida, coloque o pescoço do ukulele na fenda da mão esquerda, onde o polegar encontra o dedo indicador.

5. Toque seu primeiro acorde de ukulele

Para aprender a tocar o acorde C, coloque o dedo anelar no 3º traste da corda inferior e deixe as três cordas superiores tocarem.

O primeiro acorde mais importante no ukulele que você deve conhecer é o acorde C.

É assim que tudo começa.

Para tocar o acorde C, coloque o dedo anelar da mão que você gosta na 3ª casa do acorde inferior. Deixe as três primeiras cordas abertas.

Quando seus dedos estiverem no lugar, mova-se pelas cordas. Não se preocupe com a técnica exata neste momento. Neste ponto, certifique-se de que cada corda soa bem.

Tenha em mente que você pode sentir alguma dor na ponta dos dedos nas primeiras semanas ao tocar o ukulele. Para corrigir isso, faça pausas apropriadas durante a prática para permitir que seus dedos se curem. Eventualmente, os calos se desenvolvem nas pontas dos dedos, tornando os acordes mais fáceis e menos doloridos.

6. Procure padrões para tocar

Você encontrará pela internet milhares de padrões que você pode tocar e que funcionam como um bom treino.

Comece pelos padrões mais simples, já que você ainda é um iniciante.  Mesmo sendo simples, esses padrões que não podem nem mesmo ser considerados como uma partitura são um modo muito eficaz de treino, especialmente quando você está aprendendo um instrumento pela primeira vez.

E se você estiver buscando a sua primeira partitura, temos uma indicação para te fazer. Você pode inciar com a música Aleluia de Leonard Cohen. Essa é uma música maravilhosa que fica realmente incrível no ukulele.

E não se esqueça da dica principal: treine muito. Mesmo que você não ache que tem uma inclinação natural para tocar qualquer instrumento, isso pode ser resolvido com um pouco de prática. Tente praticar várias vezes na semana e você verá o seu desempenho melhorar a cada dia.

Portal Útil

Estamos sempre em busca de assuntos para escrever artigos e guias para direcionar os nossos leitores à solução de um problema cotidiano.

1

Pode ser do seu interesse

Presente para o dia dos pais: 16 ideias criativas incríveis

Presente para o dia dos pais: 16 ideias criativas incríveis

Enxoval do bebê: o que comprar

Enxoval do bebê: o que comprar

O que é baqueta? Qual baqueta comprar?

O que é baqueta? Qual baqueta comprar?

Escada para eletricista: quais os melhores tipos

Escada para eletricista: quais os melhores tipos

Como adestrar cachorro com 5 produtos

Como adestrar cachorro com 5 produtos

Transporte rodoviário no Brasil: vantagens e desvantagens

Transporte rodoviário no Brasil: vantagens e desvantagens