segunda-feira, 15 de agosto de 2022 - 15/08/2022 18:28:48
Portal Útil

Se você trabalha com peças ou equipamentos de ferro ou aço, quase certamente terá que lidar com ferrugem. A ferrugem pode danificar as peças de metal de que você precisa, causando falhas nas máquinas e criando riscos à segurança. Pode ser que você não tenha tempo suficiente para resolver o problema do ferrugem, mas você ainda precisa de peças de metal e máquinas em ótimas condições.

O que este artigo aborda:

O que é ferrugem?

A ferrugem ocorre quando o ferro e outros metais ferrosos oxidam. Quando oxigênio, água e ferro se encontram, ocorre um processo químico sutil e invisível que faz com que os elétrons se movam e transformem o ferro em óxido de ferro, também conhecido como ferrugem.

Água salgada em áreas costeiras é um fator muito conhecido que gera a oxidação de metais de forma mais rápida.

Todos os metais enferrujam?

A oxidação ocorre em muitos metais. No entanto, a oxidação só se aplica a metais ferrosos, incluindo todos os tipos de ferro (ferro forjado, ferro fundido) e aço (aço carbono, aço inoxidável). Outros metais não ferrosos, como alumínio, cobre ou chumbo, corroem, mas não enferrujam.

Então, o que isso significa para a remoção de ferrugem industrial? Saber o que causa a ferrugem pode ajudá-lo a entender como remover a ferrugem e quais métodos funcionam melhor do que outros e por quê.

Como tirar ferrugem

Como funciona a remoção de ferrugem?

Além da ferrugem, os removedores de ferrugem industriais usam processos químicos para remover a ferrugem. A ferrugem pode ser removida usando processos mecânicos, como esfregar ou lixar/jatear, mas são trabalhosos e demorados.

Um procedimento muito utilizado por empresas que trabalham com caldeiraria é a descalcificação industrial para remover ferrugem de tubos, vergalhões ou peças usinadas e inclui todos os seguintes métodos:

  • Ácidos e bases fortes: Ácidos fortes como o ácido clorídrico  e bases fortes reagem e dissolvem a ferrugem. No entanto, esses produtos químicos cáusticos também consomem a maioria das outras substâncias e são muito perigosos de usar.
  • Ácidos Fracos: Ácidos fracos como o ácido oxálico não reagem tão fortemente com a ferrugem quanto os ácidos fortes, mas reagem de forma ligeiramente diferente. Esses ácidos fracos são menos corrosivos, mais seguros de usar e mais fáceis de manusear.
  • Soluções à base de água: As soluções à base de água sem ácido usam um processo químico diferente para reagir especificamente com a ferrugem e removê-la, deixando o metal subjacente inalterado. São a opção mais segura.
  • Eletrólise: A eletrólise acelera as reações químicas e destrói a ferrugem aplicando uma corrente elétrica à reação. Também pode ser perigoso e produzir produtos químicos e gases tóxicos.
  • Mecânica: As peças metálicas podem ser esfregadas e jateadas para remover mecanicamente a ferrugem. Este é um trabalho difícil e pode criar irregularidades perceptíveis que afetam a função ou a aparência de uma peça ou dispositivo.

O que dissolve melhor a ferrugem?

Existem muitos produtos industriais de remoção de ferrugem disponíveis para suas peças de metal ou maquinário, e qual ferrugem se dissolve melhor depende de muitos fatores.

A gravidade ou extensão da ferrugem, o tipo de peças metálicas, o tamanho e a forma das peças, o número de peças e o tipo de instalação afetarão o melhor método de remoção de ferrugem. É importante considerar a segurança, o descarte da solução de remoção de ferrugem, o tempo e outros fatores.

Como o ácido forte é usado para tirar ferrugem industrial?

Ácidos e bases fortes podem remover rapidamente a ferrugem, mas esses produtos químicos corrosivos apresentam muitos riscos à saúde e à segurança que exigem que os usuários sigam rigorosas precauções de segurança. Ácidos fortes podem dissolver ferrugem, mas também podem dissolver tintas, acabamentos e, às vezes, até o próprio metal.

O ácido clorídrico, bem como os ácidos fosfórico e sulfúrico, podem ser usados ​​em formulações de remoção de ferrugem que usam ácidos fortes. Estes são ácidos inorgânicos e são altamente corrosivos, especialmente na forma concentrada. Bases fortes funcionam de maneira semelhante, mas na outra extremidade do espectro de pH.

Ácidos fortes funcionam dissolvendo a ferrugem. Muitos produtos de remoção de ferrugem à base de ácido são formulações de gel. Uma vez usado, se o gel ficar no metal por muito tempo, ele pode começar a se dissolver, causando corrosão.

Embora os ácidos minerais possam limpar as camadas externas de ferrugem, eles também trazem o metal subjacente para um estado reativo, tornando-o propenso a “ferrugem instantânea”, a menos que seja selado ou neutralizado.

Como tirar ferrugem de equipamentos?

Os produtos industriais de remoção de ferrugem contendo ácidos fortes são ideais para problemas graves de ferrugem que devem ser resolvidos rapidamente. No entanto, esses produtos devem ser cuidadosamente monitorados e as precauções de segurança rigorosamente observadas. Ventilação adequada, óculos de segurança, luvas e uso cuidadoso são essenciais para garantir a segurança do usuário.

Para evitar que seus equipamentos enferrujem, siga as orientações de uso do fabricante. Quando possível retire peças, equipamentos e tudo que possa enferrujar de locais propensos à chuva, condições climáticas desfavoráveis, retardando assim o processo de ferrugem.

Portal Útil

Estamos sempre em busca de assuntos para escrever artigos e guias para direcionar os nossos leitores à solução de um problema cotidiano.

1

Pode ser do seu interesse

O que um assessor de imprensa faz?

O que um assessor de imprensa faz?

Conteúdo para SEO

Conteúdo para SEO

Como saber se você está no emprego errado? 7 sinais

Como saber se você está no emprego errado? 7 sinais

Atendimento ao cliente

Atendimento ao cliente

Produto para crescer barba funciona? Entenda

Produto para crescer barba funciona? Entenda

Qualidade de sono e produtividade: entenda tudo sobre

Qualidade de sono e produtividade: entenda tudo sobre