terça-feira, 16 de agosto de 2022 - 16/08/2022 23:00:44
Portal Útil

Quem tem um portão ou porta de enrolar automática sabe das inúmeras facilidades que esse item traz para o dia a dia. São diversos modelos que podem ser instalados em residências, indústrias, comércios e outros estabelecimentos. 

Além de praticidade, o mecanismo é muito seguro. Por não necessitar de operação manual, funcionando apenas com um “click”, as chances de acidentes são menores e a janela de tempo para ação de pessoas mal intencionadas também é reduzida.

Por isso, cada vez mais a instalação de portões e portas automáticas é solicitada, pois seu custo benefício é excelente. 

Um dos melhores materiais para esses produtos é o aço galvanizado, que é bastante durável e leve, o que proporciona um bom funcionamento da automação, reduzindo o gasto com energia elétrica.

A galvanização, que dá a principal característica e o nome ao material, consiste na aplicação de uma camada ou de ligas de zinco a uma superfície de ferro ou aço. 

Como limpar portão de alumínio marrom

Esse processo aumenta a vida útil do material, já que evita a ação de agentes oxidantes que possam danificar a estrutura, além de outros danos. 

O aço galvanizado é bastante robusto, aguentando mais impacto do que o alumínio, por exemplo. Ele é facilmente encontrado no mercado e tem baixa necessidade de manutenção e menor custo.

Para preservar o material, é importante sempre prezar pela limpeza adequada para não danificar a peça. 

Abaixo, reunimos algumas dicas para ajudar você nesse processo. Confira!

O que este artigo aborda:

Como limpar portão de alumínio marrom?

É preciso evitar que as peças fiquem extremamente sujas. Muita poeira, gordura ou outras sujidades podem danificar a pintura das portas e dos portões, além de dificultar seu trabalho. 

Mas, embora precise ser constante, a limpeza do aço galvanizado é muito simples!

Para tirar essa poeira mais comum – principalmente a causada pela poluição emitida por automóveis e que gruda em portas e portões expostos a áreas externas -, basta utilizar espanador, flanela seca ou panos de microfibra que são suaves e não prejudicam a superfície. 

No caso de sujeiras mais persistentes, use água com detergente neutro. Quanto mais puro o produto, melhor. Aditivos químicos também podem interferir na durabilidade da peça.

Para facilitar, pode-se usar mangueiras simples, que ajudarão a alcançar áreas mais altas. Não é recomendado utilizar lavadoras de alta pressão, que são muito fortes e podem danificar a estrutura.

Após isso, aplique – com a ajuda de uma esponja ou escova de cerdas macias –  a mistura preparada de água morna e detergente líquido, na proporção recomendada de 5 gotas para cada litro. 

A limpeza deve ser feita em movimentos circulares e suaves, sempre sem aplicação de grande força, preferencialmente de cima para baixo.

Por fim, utilize a mangueira novamente até que a solução utilizada seja totalmente removida.

Atente-se para a secagem

Outro cuidado que ajuda a aumentar a durabilidade da sua porta ou portão automático de aço galvanizado é sempre manter o material seco. Gotículas de água ou outros líquidos deixados para secar naturalmente podem danificar a pintura.

Para a secagem, utilize um pano macio, passando-o sobre a superfície até que ela esteja completamente seca.

Atenção: evite fazer o procedimento em dias muito quentes ou de sol intenso, pois os produtos podem secar muito rapidamente e causar manchas.

Cuidado com produtos abrasivos

De modo geral, é sempre recomendável não utilizar nenhum produto químico em peças de aço galvanizado. 

Jamais aplique produtos abrasivos, como ácidos, cloro e saponáceos – inclusive sabão em pó – para realizar a limpeza. Embora retirem a sujeira de forma rápida, eles podem remover a pintura aplicada à porta e deixá-la opaca. 

Para remover pichações, existem solventes específicos, que devem ser utilizados apenas de acordo com as recomendações do fabricante. Portanto, cheque essas informações antes de qualquer ação. 

Outro produto que jamais deve ser utilizado em portas e portões de aço galvanizado são as palhas de aço, que são muito agressivas e podem causar riscos.

Mais dicas para preservação

Em caso de dúvida, é sempre interessante checar o que pode ou não ser utilizado junto ao fabricante. Assim, você saberá exatamente o que deve aplicar em seu produto. 

Para proteger ainda mais a chapa de aço e evitar a aderência de sujeiras, é recomendável polir a peça periodicamente.

Nesse caso, você pode utilizar um polidor de metais – atenção para a composição – ou cera para automóveis. Aplique o produto uniformemente com um pano e faça movimentos circulares para polir com outro, que deve estar limpo e seco.

Outra opção que ajuda na preservação é a aplicação de vaselina líquida, que cria uma película protetora na superfície, ajudando a repelir água e sujeiras.

Ela pode ser aplicada a cada 90 dias.

Com essas dicas simples, você terá um produto muito mais bonito e durável. Experimente e comprove!

Para saber mais, veja o vídeo do canal Coisas Fáceis.

Portal Útil

Estamos sempre em busca de assuntos para escrever artigos e guias para direcionar os nossos leitores à solução de um problema cotidiano.

1

Pode ser do seu interesse

Como deixar a cozinha sempre limpa e organizada

Como deixar a cozinha sempre limpa e organizada

Plantas aromáticas para jardim

Plantas aromáticas para jardim

Tipos de madeira para telhado: conheça as melhores

Tipos de madeira para telhado: conheça as melhores

Como organizar armário de cozinha? Aprenda

Como organizar armário de cozinha? Aprenda

Sistema de vigilância por câmeras: o que é e seus benefícios

Sistema de vigilância por câmeras: o que é e seus benefícios

Como limpar janela com tela de proteção?

Como limpar janela com tela de proteção?