Portal Útil

Muitos brasileiros têm o sonho de adquirir seu primeiro carro, e na tentativa de conseguir realizar esse sonho, as pessoas procuram por carros seminovos. Essa pode ser uma excelente forma de negócio, mas é preciso ter muita cautela e avaliar atentamente cada peça do veículo.

Existem muitos motivos pelos quais o carro seminovo se torna mais atrativo, e o mais chamativo é o preço, se comparado com um zero km.

Hoje em dia é fácil encontrar modelos completos com baixa desvalorização e ainda com um bom valor. Por isso, esse tipo de negócio se tornou tão procurado. Mas como dissemos logo acima, é preciso tomar muito cuidado ao escolher essa forma de compra de veículos.

A procura por compra de carros usados cresceu bastante no Brasil, aquecendo o mercado de seminovos, especialmente por conta da pandemia, onde as pessoas necessitavam gastar bem menos por produtos de qualidade. Portanto, a troca e venda de veículos usados também tem sido motivo de grande procura entre os brasileiros.

Caso você não entenda muito sobre carros, o ideal é ir acompanhado pelo seu mecânico de confiança ou alguém que entenda mais do que você. Dessa forma, você evita cair em golpes, já que o barato pode sair caro e lhe gerar muitas dores de cabeça.

Então, se você está um pouco perdido e não sabe por onde começar e o que deve avaliar na hora de comprar um seminovo, não se preocupe, pois nós preparamos algumas dicas a seguir que vão orientá-lo na hora da compra. Fique atento e não perca nenhuma dica!

O que este artigo aborda:

O que olhar ao comprar um veiculo usado
O que olhar ao comprar um veiculo usado
Pin It

O que olhar ao comprar um veiculo usado?

A seguir, veja o que olhar na hora de comprar um veiculo usado.

1. Escolha o modelo

Para que você tenha um bom carro e não tenha problemas relacionados a quebras com certa frequência ou com muito gastos, pesquise muito pelos modelos, veja vídeos na internet sobre cada um dos modelos que você tem em mente. Pesquise a fundo e descubra qual a melhor marca e modelo que vão atender às suas necessidades.

Veja se você tem algum amigo ou conhecido que tenha o modelo que deseja comprar e tire suas dúvidas sobre o veículo. Após ter esclarecido todas as suas dúvidas, conheça o carro pessoalmente – essa é uma das melhores maneiras de saber se realmente gosta do modelo ou não.

2. Procure um estacionamento de seminovos de confiança

Ao decidir comprar um carro, uma das primeiras coisas que você deve avaliar é o local onde está pensando em comprar. Por isso, busque por muitas informações sobre o estacionamento, além de procurar saber se alguém conhecido já comprou no local e se ele gostou da experiência.

É bastante comum encontrarmos vários anúncios de venda de seminovos na internet, mas é preciso tomar muito cuidado, pois a internet está repleta de pessoas com má intenção.

Os seminovos na Noxcar são completos e livres de problemas, tendo em vista que podem gerar uma dor de cabeça depois. Então, antes de investir um dinheiro alto na sua compra, tenha certeza de que o local é de confiança, e também você não deve fazer nenhuma transferência até ver o carro pessoalmente. Opte por comprar em estacionamentos que já tenham um bom histórico e uma boa clientela.

3. Faça uma boa avaliação na carroceria do automóvel

Assim que for até o estacionamento de confiança que decidiu realizar a sua compra, você deve avaliar bem o estado da carroceria do veículo, tendo em vista esse ser um passo muito importante para saber o seu estado de conservação.

Observe se existem manchas, deformidades na lataria ou até mesmo um desalinhamento entre as peças. Procure olhar também embaixo do veículo para saber se tudo está em boas condições, pois alguns problemas como ferrugens ou desgastes podem se esconder onde os olhos não podem ver facilmente.

4. Escute atentamente o motor

Nessa etapa, os seus ouvidos também devem ficar bem atentos, especialmente porque estamos falando sobre o motor. Você deve ligar o carro, e caso ele demore para “pegar”, isso pode ser um sinal de problemas no motor ou até mesmo em outras peças.

Mesmo com o motor ligado, você deve abrir o capô e observar atentamente se escuta algum barulho anormal.

5. Certifique-se que embreagem e freios então em ordem

Essa etapa é tão importante quanto a verificação do motor, isso porque o motor e modo de transmissão (embreagem) necessitam estar em boas condições. Dessa forma, você poderá usar o carro tranquilamente e com muita segurança. Também observe se as molas da embreagem estão moles ou duras demais ao serem pressionadas.

Aproveitando, você também pode dar uma olhadinha nos freios para garantir que tudo esteja funcionando perfeitamente. Ao pressionar o pedal do freio, preste atenção e veja se o freio emitiu algum ruído metálico, e, caso isso ocorra, pode ser um sinal de desgaste.

6. Analise o interior do carro

Visto a parte mecânica do carro, chegou a hora de verificar dentro do veículo. Veja se todos os itens, como ar-condicionado, vidros elétricos, travas, som, entre outras coisas, estão funcionando corretamente. Verifique também se o acabamento do teto e bancos estão em perfeitas condições, ou seja, sem manchas ou marcas de cigarro, por exemplo.

Qualquer problema com os itens mencionados acima pode significar gastos para consertar.

7. Veja se a documentação está correta

Faça um levantamento completo do veículo, como o número do Renavam, por exemplo, que pode ser feito pelo Detran do estado onde reside.

Para saber mais sobre o que olhar ao comprar um veiculo usado, veja o vídeo do canal ALTARPM.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Autocars Motors

Autocars Motors é referência em automóveis em geral, dicas, noticias, cuidados com o carro, review e muito mais. Aprenda sobre como os carros funcionam e fique bem informado com as últimas noticias sobre automóveis.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse