terça-feira, 16 de agosto de 2022 - 16/08/2022 22:32:04
Portal Útil

Quando os meses de junho e julho chegam, todos ficam ansiosos aguardando as quermesses e festas juninas que acontecem por todo o Brasil, afinal de contas, as celebrações de São João e dos outros Santos que são comemoradas nesta época do ano, podem facilmente ser consideradas o melhor costume brasileiro que existe.

Isso porque além das vestimentas a caráter, da decoração colorida e das músicas, as comidas típicas juninas são o que realmente atraem todo mundo para essas festas. Além, é claro, das divertidas brincadeiras que acontecem durante a festa e das danças, como a quadrilha, por exemplo. 

Ainda assim, as comidas típicas de festa junina são a principal atração dessas comemorações, e todas as pessoas se deliciam e saboreiam todas as delícias servidas durante toda a celebração. 

O que acontece é que, com o passar do tempo, a modernidade foi modificando um pouco as festas juninas, e vários outros tipos de pratos (que não são típicos juninos), começaram a ser incluídos nas comemorações, tirando um pouco a essência inicial da festa.

Mas você, como um bom brasileiro amante de festas juninas, será que sabe quais são alguns dos principais (e originais) pratos típicos de uma festa junina? Aqui neste artigo separamos 9 deles, para que você possa conhecer um pouco mais e, caso esteja pensando em fazer uma festa junina, saiba exatamente o que servir. 

O que fazer de comida para festa junina

O que este artigo aborda:

9 opções de o que fazer de comida para festa junina

Mungunzá (ou canjica)

No nordeste do país o mungunzá é um prato que não pode faltar em uma boa festa junina, bem como nos outros estados, onde esta comida típica é mais conhecida como canjica. O prato é muito simples, e leva apenas canjica de milho, leite de coco, cravo, canela, leite condensado e creme de leite. Apenas uma receita rende muito e pode servir e aquecer várias pessoas durante a comemoração, afinal, trata-se de um prato quente.

Milho na espiga

O milho na espiga talvez seja um dos pratos juninos mais fáceis de serem feitos, pois basta cozinhar o milho e depois servi-lo bem quentinho na própria folha. Algumas pessoas gostam de passar sal ou uma boa manteiga para saborear este prato, de qualquer forma, fica uma delícia e nunca pode ficar de fora de uma festa junina.

Caldos

Junho e julho são meses de inverno, ou seja, as festas juninas sempre são comemoradas no frio, o que pede vários pratos quentes para manter todos bem aquecidos durante a festança. Os caldos são sempre muito bem vindos para isso, e você pode variar entre caldos verdes e caldos de feijão, pois ambos fazem parte da comemoração.

Bolos variados

Hoje em dia as pessoas estão servindo os mais diversos bolos em comemorações juninas, desde bolos confeitados até bolos de chocolate. Não que estes bolos não devam ser servidos, mas o ideal é servir outros tipos de bolos como o bolo de milho de lata, bolo de coco, bolo de fubá e de aipim. Todos simples e sem nenhum tipo de confeito ou cobertura.

Paçoca e pé de moleque

Os doces feitos com amendoim sem dúvidas são o carro chefe de uma boa festa junina, principalmente o pé de moleque e a paçoca, mas a quem goste de servir pé de moça também. O preparo desses doces é mais simples do que parece, especialmente da paçoca. Então ao invés de comprar pronta este ano, o que acha de arriscar seus dotes culinários e preparar a sua? 

Espetinhos

Os espetinhos podem estar presentes em uma festa junina ou não, mas já se tornou um costume brasileiro servir essas delícias em algumas festas juninas. Os mais comuns são o espetinho de carne, de frango ou de linguiça, todos servidos com farofa e um delicioso molho vinagrete, que francamente, nós brasileiros gostamos de servir com todos os tipos de comidas. 

Cachorro quente

O que seria de uma boa festa junina sem um suculento cachorro quente para acompanhar? Este prato salgado preparado no pão de leite com salsichas ao molho, batata palha, purê de batata e maionese é tipicamente junino e jamais deve ser deixado de fora de uma comemoração. Estes ingredientes citados são os que costumam acompanhar um cachorro quente tradicional, mas a quem goste de incrementar com queijo ralado, bacon, vinagrete e outros adicionais.

Maçã do amor

A maçã do amor é um doce que conquista até as crianças que não gostam de frutas, pois a calda vermelha feita com açúcar, água e corante que envolve a maçã, traz um sabor bem docinho e delicioso para essa fruta que já é naturalmente deliciosa. 

Doces feitos com coco

Por fim, temos os típicos doces feitos à base de coco como a cocada, por exemplo, que não podem faltar em um bom arraiá. O preparo é simples e leva apenas coco ralado, água, leite condensado e açúcar. Com apenas estes ingredientes, em questão de minutos, você tem várias cocadas deliciosas e prontas para serem servidas e saboreadas.

Alessandra Pereira

Nutricionista com atuação em consultório na área de saúde da mulher, emagrecimento, diabetes e resistência a insulina. Meu foco é promover saúde e qualidade de vida na prevenção e tratamento de doenças. Sou pós-graduada em nutrição clínica e metabolismo e pós-graduada em nutrição funcional.

1

Pode ser do seu interesse

Principais parques nacionais do Brasil

Principais parques nacionais do Brasil

Como cuidar do notebook para prolongar a vida útil?

Como cuidar do notebook para prolongar a vida útil?

Tipos de suplementos alimentares

Tipos de suplementos alimentares

Dicas de SEO para blog

Dicas de SEO para blog

Como ganhar seguidores no TikTok? Aprenda

Como ganhar seguidores no TikTok? Aprenda

Moda macacão feminino

Moda macacão feminino