terça-feira, 16 de agosto de 2022 - 16/08/2022 22:37:22
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Como você já deve saber, quando anunciamos no Instagram, sempre nos deparamos com uma pergunta: afinal, o que postar no Instagram de marketing digital?

Presentes em outras redes sociais, como o Facebook, a definição desses objetivos é essencial.

Não, apenas, para ganhar curtidas no Instagram, mas para que sua campanha, como um todo, tenha maiores efeitos, tanto sociais quanto financeiros.

De fato, a definição de objetivos deve ser o primeiro passo em qualquer projeto. E, quando estamos falando de uma campanha de marketing, são eles que norteiam nossas ações.

Ou seja, as ações do próprio Instagram.

O que postar no Instagram de marketing digital

Como você sabe, existem diversas ferramentas dentro dessa rede e elas se destinam a desenvolver sua marca e expandir seu negócio através de diversas estratégias de publicidade.

Lembrando que muitas ferramentas usadas no Instagram também são utilizadas no Facebook e no WhatsApp.

Afinal, todas elas pertencem ao grupo Meta. Logo, seu público será afetado por elas.

Assim, para atingir esse público, você precisa definir o seu público. E isso passa por definir o seu objetivo.

Então, veja este guia do Portal Útil acerca de o que postar no Instagram de marketing digital para ter bons resultados.

O que este artigo aborda:

O que postar no Instagram de marketing digital?

Abaixo, veja 6 passos essenciais para fazer uma campanha publicitária no Instagram.

1. Aumentar sua presença nas redes sociais

Esse é autoexplicativo, afinal, estar nas redes sociais é essencial.

Assim, esse objetivo foca em alcançar a maior quantidade de pessoas através de anúncios chamativos.

Esse objetivo deve mostrar, então, seus anúncios.

Ou, por outro lado, servir para desenvolver a sua identidade visual.

Portanto, se a sua prioridade for o alcance, ele mostrará, praticamente, todos os anúncios escolhidos, para o maior número de pessoas na rede.

Aqui, contudo, você pode definir o número máximo de vezes que uma pessoa verá o seu anúncio. Assim como o intervalo entre as impressões.

2. O que postar no Instagram de marketing digital para ter reconhecimento de marca

Os anúncios sob esse objetivo costumam ser chamativos e versáteis.

São, assim, voltados para pessoas com maiores chances de se lembrar do seu anúncio e da sua marca.

Se você optar por veicular um anúncio de vídeo, esse objetivo vai te ajudar a conseguir conexões mais relevantes com pessoas mais prováveis de assisti-los.

Além, é claro, da duração do vídeo.

3. Focar em públicos semelhantes

Esse é para que você atinja pessoas que já manifestaram algum tipo de interesse no seu segmento.

Ou seja, pessoas que já estariam mais adiantadas no funil de vendas.

Um tipo de anúncio muito indicado para esse objetivo são os chamados anúncios dinâmicos.

Isso mostra, de forma automática, quais os produtos mais relevantes que você tem a oferecer. Segundo os interesses das pessoas que veem o anúncio.

Dessa forma, você possui mais chance de se conectar com os seus melhores clientes. Mesmo que ainda não saibam disso.

Esse objetivo permite que o seu alcance seja expandido para pessoas que se pareçam com o seu público original.

Por exemplo, eles podem ser pessoas que já interagiram com a sua página ou que ainda interagem. O mesmo vale para o seu site e para seus anúncios.

Também são visadas pessoas que interajam com contas interessantes a você. Como os seus clientes já consolidados ou concorrentes, por exemplo.

4. O que postar no Instagram de marketing digital para aumentar a geração de Leads

Esse, como o nome já denuncia, é o objetivo mais indicado para que você conquiste novos leads ou listas de contatos.

Mas, antes, precisamos entender o que são leads, pois, esse termo é essencial no marketing digital.

Logo, você já deve estar familiarizado com ele, mas, aso não esteja, devemos explicar o quanto antes.

Um lead é um contato, em primeiro lugar. Porém, ele se mostra mais do que isso.

Isso pois eles são o que chamamos de contatos qualificados.

Afinal, eles já estão alguns passos à frente de contatos comuns. Por exemplo, eles já podem estar sentindo os problemas que o seu produto resolve.

Ou, em um nível mais avançado, podem já saber qual é a solução e estão buscando uma empresa que a tenha.

Por fim, os clientes mais qualificados são aqueles que estão procurando a sua empresa.

Assim, esse tipo de objetivo mostra o seu anúncio para esses três tipos de leads.

Dessa maneira, fica muito mais fácil para elas se cadastrarem na sua empresa, por exemplo.

Quando o seu público-alvo clicar ou (a depender da sua configuração) tocar no seu anúncio de cadastro, eles serão levados a uma página com um formulário. No caso, um formulário de cadastro.

Para dar mais assertividade à ação, ele será preenchido de maneira automática.

Para tal, usará as informações de contato cadastradas no Instagram. Assim, ele está pronto para envio e, logo em seguida, o cadastro.

Assim, você conseguirá ter mais informações sobre o seu público-alvo. E, assim, desenvolver melhores estratégias de marketing.

Se desejar informações de melhor qualidade, adicione perguntas relevantes no seu formulário. Essas devem ser personalizadas de acordo com a sua necessidade.

5. Impulsionar as vendas

Esse objetivo também é auto descritivo.

Em suma, ele serve para que você dê maior alavancagem para as suas vendas. Seja dentro ou fora do seu Instagram.

Ele se presta, assim, em aumentar as conversões dentro do seu site. Ou, então, que você venda mais dentro do próprio Instagram Shopping.

Nesses casos, as publicações mais interessantes para esse tipo de objetivo são catálogos de produtos que permitam que as pessoas visitem seu site.

Assim, mesmo que links não sejam permitidos na maior parte das publicações do Instagram.

No entanto, você deve indicar onde as pessoas podem comprar para que façam isso com mais facilidade.

Esse catálogo, assim, pode conter anúncios dinâmicos e, até mesmo, personalizados, incluindo, mesmo ligações com o Shopping.

Ou, citando um link em sua bio para a sua página de vendas, por exemplo.

O Instagram tem, com esse objetivo, a meta de evitar que as compras ocorram fora da plataforma. Assim, capriche no seu Instagram Shopping.

Crie um ambiente onde todas as informações estejam disponíveis, para, assim, tornar o processo mais rápido e dinâmico.

O Instagram é uma ótima plataforma para vendas. Mesmo os seus posts menos vendedores, ainda, são vitrines espetaculares para os seus produtos.

Seus stories podem levar o cliente até o Shopping ou página de vendas. E é possível que você se conecte a pessoas em qualquer estágio da jornada de compra.

6. O que postar no Instagram de marketing digital para ser objetivo nas mensagens

Finalizando nossa lista de objetivos do marketing no Instagram, temos as mensagens. Elas possuem um objetivo bastante específico, fidelizar o seu cliente.

Esse, como você sabe, é um passo muito importante para garantir a sustentabilidade do seu negócio.

Pois, clientes fidelizados compram sempre. E, quando atingem certo nível de satisfação, tornam-se divulgadores da sua marca.

Isso também pode acontecer com o remarketing. Ele se destina a contatar clientes que tenham parado de comprar. Ou que tenham feito todos os passos da jornada de compra e desistido no final.

Para isso, você precisa criar vínculos com usuários. E isso se faz com as mensagens. Dessa maneira, esse objetivo se destina àqueles com maiores chances de conversarem com você através das mensagens diretas.

Ele destina-se, especialmente, aos clientes mais antigos.

No entanto, pode, também, atingir clientes novos que estejam inclinados a conversar com você.

Assim, a escolha do objetivo de marketing no Instagram pode, de fato, lhe fazer ganhar curtidas no Instagram.

E todo o engajamento que vem depois disso, lhe rendendo a meta traçada.

Por isso, ela deve ser decidida com muito cuidado.

Conclusão

Em suma, estes seis processos são essenciais antes de planejar o que postar no Instagram de marketing digital.

Portanto, elabore sua estratégia com cuidado, teste-a com um público menor e faça as devidas otimizações na campanha, para, então, investir na divulgação.

Lucas Ferraz

Especialista em SEO, aumento de tráfego e geração leads com mais de 310 campanhas no portfólio. Certificado pela Blue Array Academy e pela SEMRush.

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