Portal Útil

Aprender como economizar dinheiro ganhando pouco pode ser um desafio, mas é uma habilidade valiosa para melhorar a qualidade de vida.

E para isso, você precisa de apenas algumas estratégias simples para reduzir seus gastos e maximizar seus recursos financeiros.

Mas, para começar a economizar dinheiro é preciso organizar as finanças pessoais. Isto é, saber quanto ganha, cortar custos, etc.

O que este artigo aborda:

Como economizar dinheiro ganhando pouco
Como economizar dinheiro ganhando pouco
Pin It

Como economizar dinheiro ganhando pouco?

Sendo assim, abaixo falaremos um pouco das melhores maneiras de economizar dinheiro de forma fácil e eficiente. Confira.

Tenha atenção ao substituir produtos por novas versões

De fato, muitas pessoas têm o hábito de comprar regularmente certos produtos para se manterem “atualizadas”. Isso ocorre, por exemplo, com quem adquire carro, celular, notebook ou outros itens todos os meses.

Embora essa prática possa trazer alguma satisfação, muitas linhas de produtos têm poucas mudanças de um ano para o outro, o que pode tornar vantajoso esperar dois, três ou mais anos antes de fazer um upgrade – o que pode gerar uma economia significativa.

Assim, gastando menos dinheiro em atualizações, é possível, por exemplo, começar a fazer investimentos em um CDB de liquidez diária para construir uma reserva de emergência.

Não faça compras somente por status

Muitas pessoas procuram roupas de grife, acessórios e dispositivos eletrônicos que transmitem a ideia de luxo, mas isso pode gerar um custo elevado e prejudicar o orçamento mensal.

Com certeza, essa prática é tão frequente que muitas pessoas se questionam como economizar dinheiro ganhando pouco, uma das primeiras medidas a serem adotadas é cortar gastos com esses itens.

Na maioria das vezes, é possível evitar produtos caros e procurar opções mais acessíveis, de marcas com boa qualidade, mas preços mais em conta.

Assim, quando a pessoa tiver mais recursos financeiros, poderá investir em opções mais caras, desde que não comprometa suas finanças.

Opções baratas nem sempre são mais econômicas

Realmente, algumas pessoas acreditam que optar pelo produto mais barato é sempre a melhor forma de economizar, mas essa escolha pode ser contraproducente em algumas situações.

Por exemplo, alguém que compra um celular barato e de qualidade duvidosa pode acabar precisando trocá-lo em poucos meses.

Porém, um telefone celular de uma marca reconhecida, apesar de ter um preço mais elevado, tem a possibilidade de ter uma vida útil de cinco anos ou até mais.

Por isso, é importante avaliar o custo-benefício de cada compra, evitando opções excessivamente caras em relação aos seus benefícios ou muito baratas, mas de baixa qualidade.

Essa prática pode até mesmo permitir investir em ativos de renda variável, por exemplo.

Atenção ao usar aplicativos de delivery

Para quem utiliza aplicativos de delivery de comida, pode ser tentador receber notificações de cupons e ofertas exclusivas.

No entanto, isso pode levar a compras impulsivas, como fazer um pedido de comida que poderia ser substituída por uma refeição caseira.

Por isso, é importante considerar silenciar as notificações desses aplicativos ou, em casos mais extremos, até mesmo desinstalá-los para economizar dinheiro no final do mês.

Essa é uma estratégia eficaz para quem busca saber como economizar dinheiro ganhando pouco.

Evite fazer comprar por impulso

Comprar por impulso é um comportamento comum em muitas pessoas, seja em lojas físicas como shoppings ou em plataformas de e-commerce cada vez mais populares no Brasil.

Portanto, é importante reservar alguns minutos antes de concluir uma compra e ponderar se o item será útil no dia a dia.

Ao refletir antes de finalizar uma compra, muitas pessoas se surpreendem ao perceber que a maioria dos itens no carrinho não terá utilidade prática por muito tempo.

Poupe dinheiro e invista

Começar a investir, mesmo que com poucos recursos, pode ser a solução para obter o domínio da sua vida financeira. Ao ver seu dinheiro rendendo, o investidor se motiva a poupar mais.

Mas, é preciso saber investir dinheiro com segurança para evitar perdas financeiras, mesmo que no curto prazo.

Para começar, separe uma pequena quantia assim que receber o salário. Desse modo, já se assegura um montante para produzir renda passiva e ampliar o patrimônio ao longo do tempo.

Com o tempo e a progressão profissional, pode-se investir mais e acelerar a conquista da independência financeira.

Ao investir, é importante conhecer os diferentes tipos de investimentos, como os ativos de renda fixa e variável.

A escolha dependerá do perfil de cada investidor: os mais conservadores preferem a renda fixa e os mais arrojados preferem a renda variável. É possível combinar os dois tipos de ativos em um portfólio diversificado.

Quite as dívidas do cartão de crédito e cheque especial

Mesmo que uma pessoa esteja se esforçando para ter uma educação financeira e economizar dinheiro, o primeiro passo crucial é pagar as dívidas do cartão de crédito e do cheque especial.

Isso porque essas modalidades possuem as maiores taxas de juros do mercado, muito superiores aos rendimentos de qualquer investimento!

Portanto, se a pessoa mantiver dívidas nessas modalidades, ela estará gastando dinheiro sem comprar nada, o que pode arruinar sua vida financeira e ir na contramão de aprender a economizar.

Por isso, é importante usar o dinheiro economizado para quitar rapidamente essas dívidas e, posteriormente, ir pagando outras dívidas com taxas de juros menores.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse