quinta-feira, 18 de agosto de 2022 - 18/08/2022 08:25:10
Portal Útil

Por mais que grande parte das maiores empresas do mundo estejam cada vez mais operando em um sistema mesclado em de home office e trabalho presencial, mesmo assim, ainda há aquelas corporações que veem um escritório com bons olhos, principalmente as que estão em fase de expansão ou no começo de sua operação em que possuir o “skin the game” e sentir-se realmente parte do propósito é muito benéfico.

Com isso, a grande dor de qualquer gestor de negócio é ter que arcar com os custos de um escritório ainda no processo de tração de sua empresa.

Se por um lado temos esta possibilidade de trabalhar de casa, do outro temos o benefício de estar presente em equipe a todo o tempo, porém, o  processo não é tão simples quanto parece, na verdade, ele exige muito, não basta ter um escritório e pronto, o equipamento deve ser de primeira, o ambiente deve ser muito bem harmonizado e trabalhado para não gerar de forma alguma problemas e o conforto deve vir em primeiro lugar.

Isso tudo só mostra que possuir um escritório é, sim, benéfico, porém vai exigir muito de qualquer pessoa e negócio, e em um momento de crise econômica e expansão das operações da empresa dar um passo maior que a perna pode significar o fechamento da operação.

Estando nessa situação, pode parecer uma grande encruzilhada, cheia de risco, mas não precisa ser de tal forma, estar presente no mundo dos negócios é arriscado por si só, mas os melhores empreendedores são aqueles que conseguem equilibrar os risco de forma que não sejam muito danosos enquanto buscam por melhores condições.

O que é escritório virtual

Se você é um desses gestores, em busca de melhorar os números de sua empresa, dar um passo em busca de melhores condições e fortalecer a sua marca, com toda certeza possuir um escritório já passou pela sua cabeça. 

Mas é fácil ficar perdido em meio a tantas opções, como localização, equipamentos, estrutura, conforto e um ambiente que seja descontraído mas mesmo assim não perca o profissionalismo.

Tendo em mente todo este cenário, fica simples, notar que a melhor saída para esta situação é possuir um coworking, ou sala full time, que de uma forma muito simples e sem muito trabalho resolve tudo o que se pode precisar, desde a infraestrutura, ambiente físico, equipamentos e muito mais.

O que este artigo aborda:

O que é escritório virtual?

O coworking de forma muito resumida é um ambiente físico, em que diversas empresas conseguem alugar um espaço para funcionar como um escritório.

Em outras palavras, é um grande escritório inovador, são espaços de trabalho compartilhados por microempresas, trabalhadores solos, empreendedores e autônomos, que encontram em um só lugar tudo o que precisam, desde equipamentos, mesas, cafeterias e estrutura.

Apresentando o mesmo ambiente profissional das empresas tradicionais, porém, vai haver muitos profissionais dentro da lage.

Desvantagens do escritório virtual

Por mais que o coworking seja uma grande solução para muitos problemas, ele possui também seus pontos negativos, tenha ciência disso antes de optar por contratar um.

Falta de privacidade

Um dos maiores pontos negativos relacionados aos escritórios compartilhados é a baixa privacidade, enquanto nos ambientes tradicionais, os assuntos da empresa permanecem internos, em um coworking vai sempre haver a possibilidade de curiosos prestarem atenção em seu negócio.

Menor flexibilidade de horário

A vida de gestor ou empresário exige muito de qualquer um, e sabemos que é muito comum que extrapola o horário convencional, mas em um ambiente de trabalho como coworking não é assim que funciona exatamente, já que em sua grande maioria, opera apenas nos horários comerciais, ou seja, de segunda à sexta das 8 h ás 19 h.

Vantagens de um escritório virtual

Optar por um ambiente compartilhado pode solucionar muitos problemas que você possua, sendo de grande ajuda para os mais diversos momentos, por isso, listamos as melhores vantagens de possuir um coworking.

Economia

Um dos maiores atrativos de se possuir uma sala compartilhada é justamente este, menores despesas, visto que os custos para manter um escritório vai ser dividido por muitas pessoas e empresas, sendo muito menor o preço da mensalidade além de não contar com gastos na estrutura e local.

Flexibilidade

O coworking tem o objetivo de ser para você o que desejar, podendo ser utilizado mensalmente, plano semanal, por hora ou até mesmo alugar uma sala apenas para realizar uma reunião.

Networking

Indo no contraponto da falta de privacidade, o networking é algo benéfico gerado pelas relações sociais, visto que em um coworking você pode estar em contato com os mais diversos profissionais de várias áreas de atuação e com eles realizar conexões.,

Pague e comece a trabalhar

Enquanto as empresas normalmente precisam alugar e reformar os locais corporativos, os coworkings estão prontos para serem utilizados antes mesmo de fechar negócio.
Com toda a estrutura necessária, internet, banheiros, áreas de lazer e descanso, cafeteiras e tudo o que precisa ser utilizado em um ambiente comercial.

Rodolfo Sabino

Sou empreendedor, palestrante, ex-coordenador e professor do curso de SEO na Impacta Tecnologia (a maior escola de tecnologia do Brasil), sou certificado em Inbound Marketing pela Hubspot e em SEO pela Semrush.

1

Pode ser do seu interesse

O que é SDR em vendas?

O que é SDR em vendas?

O que é gestão de pessoas?

O que é gestão de pessoas?

Como é calculado o DSR?

Como é calculado o DSR?

Comprar empilhadeira usada compensa: entenda

Comprar empilhadeira usada compensa: entenda

Funil de vendas e CRM: descubra o poder dessas ferramentas

Funil de vendas e CRM: descubra o poder dessas ferramentas

Como melhorar a gestão do tempo e produtividade no trabalho

Como melhorar a gestão do tempo e produtividade no trabalho