quarta-feira, 17 de agosto de 2022 - 17/08/2022 21:51:55
Portal Útil

Manter a organização da agenda médica é essencial para ter um bom funcionamento das clínicas, consultórios, hospitais ou qualquer outro local de atendimento, como os centros de estética, por exemplo.

A agenda é uma ferramenta na qual o médico vai organizar todas as suas consultas, sendo muito importante para manter a ordem, já que ela vai nortear e saber o que é preciso fazer naquele dia, quantos pacientes serão aguardados, etc.

Além disso, pela agenda é possível ter um total controle das pessoas que passam pelo consultório e saber qual procedimento foi realizado e, em casos de clínicas particulares, ainda dá para saber o faturamento do médico pela agenda, conforme o fluxo de pacientes.

Com a organização da agenda, o médico ainda pode conseguir encaixar o maior número de pessoas para atender no dia e, quem sabe, ainda sobra espaço para alguns possíveis encaixes de emergência, tendo em vista que sempre há um paciente ou outro que está precisando de um atendimento mais urgente.

Além de ter o controle dos pacientes, o médico ou qualquer outro especialista da área da saúde consegue otimizar muito mais seu tempo, e em casos de haver secretárias, fica ainda mais fácil o trabalho delas para organizar a agenda e ainda poder ajudar o doutor em algum tipo de procedimento.

Como organizar agenda de médico

Até aqui podemos perceber o quanto a agenda é importante para organização do médico. Hoje em dia é possível modernizar essa função e contar com a ajuda de softwares e, dessa forma, fica muito mais prático na hora de agendar um paciente, sem contar que será possível armazenar todo o histórico dele no computador. Todo esse processo vai tornar a vida do médico e das secretarias bem mais simples.

Logo abaixo, você poderá conferir algumas dicas de como fazer essa organização. Observe atentamente!

O que este artigo aborda:

Prepare a agenda do médico de acordo com a rotina

Antes de começar a organização da agenda médica, é importante ficar atento na rotina durante o atendimento. Ou seja, é essencial que você calcule qual o tempo gasto em uma consulta para atender todos os pacientes com calma e a qualidade que eles merecem. A partir disso, você pode começar a organizar melhor os seus horários, sem que fiquem vários pacientes aguardando por atendimento e você acabe saindo muito tarde do consultório.

Se você trabalha em clínicas e hospitais diferentes na mesma ou em outra cidade, deverá levar em consideração o tempo que gasta para o deslocamento de um lugar para o outro.

Troque a agenda de papel pela eletrônica

Com toda a modernidade atual, a tradicional agenda médica de papel pode ser substituída por uma mais moderna pelo computador, tendo em vista que ela vai fazer todo o serviço por você ou pela secretária, se for o caso. O processo é todo automatizado e ainda é possível anexar todos os exames e tratamentos que o paciente já fez com você em seu consultório.

A TDSA Sistema para Clínicas pode ajudá-lo nesse processo de automação da sua agenda médica tecnológica. Além de toda a praticidade e modernidade, o sistema para clínicas vai otimizar muito mais o seu tempo.  

Além disso, a agenda eletrônica não faz somente agendamentos, ela também cuida da parte financeira, administrativa, controle de caixa, contas a pagar e a receber, entre outras obrigações. Viu só como ter um sistema para clínica pode ser muito mais eficiente do que a tradicional agenda de papel?

Se você está pensando em implementar um software em seu consultório ou clínica, e para que o programa funcione perfeitamente e faça todas as suas funções, o ideal é oferecer um treinamento para os seus funcionários, já que isso fará com que eles se sintam mais seguros e qualificados para lidar com o sistema.

Faça lembretes para seus pacientes

Sabemos que atrasos não é nada agradável, não importando de que lado tenha ocorrido, do médico ou paciente, pois não é de bom-tom atrasar para compromissos. No entanto, é necessário ter empatia nesse momento e saber contornar a situação, tendo em vista que alguns desses atrasos podem ter ocorrido por imprevistos inerentes à vontade da pessoa.

O grande problema para essa situação é que com o atraso de um paciente, fatalmente haverá um atraso para o atendimento dos demais pacientes que ainda estão por vir. Isso vai gerar uma bola de neve na sua clínica ou consultório. Para evitar que seus pacientes atrasem, informe-os com delicadeza e educadamente que  deverão chegar para a consulta no horário marcado.

Dessa forma, seus pacientes vão começar a evitar os atrasos, a menos que tenha acontecido algum imprevisto muito sério. Apesar de não atrasar ser uma questão de bom senso, é aconselhável mandar um lembrete para alertá-lo que o dia de sua consulta está próximo. Dessa forma, se ele tiver algum outro compromisso no dia, vai conseguir desmarcar a consulta com antecedência e você poderá encaixar outra pessoa no lugar.

Por essa razão, torna-se muito importante sempre conferir seus pacientes um dia antes da consulta, e assim ambos vão poder se organizar melhor.

Rodolfo Sabino

Sou empreendedor, palestrante, ex-coordenador e professor do curso de SEO na Impacta Tecnologia (a maior escola de tecnologia do Brasil), sou certificado em Inbound Marketing pela Hubspot e em SEO pela Semrush.

1

Pode ser do seu interesse

Por que usar CRM?

Por que usar CRM?

O que é SDR em vendas?

O que é SDR em vendas?

Vender mais pela internet: dicas de especialistas

Vender mais pela internet: dicas de especialistas

Funil de vendas e CRM: descubra o poder dessas ferramentas

Funil de vendas e CRM: descubra o poder dessas ferramentas

Como fazer minha empresa vender mais?

Como fazer minha empresa vender mais?

Script de vendas: como criar um roteiro infalível

Script de vendas: como criar um roteiro infalível