Portal Útil

Investir na organização e colocar a rotina em ordem pode contribuir para manter o foco no que importa e melhorar o rendimento. Confira o que pode afetar o seu aprendizado e como resolver de uma vez por todas esse problema

A rotina de estudos tem seus desafios. Evitar distrações, manter a disciplina e a concentração são consequências de uma organização orientada para os estudos.

Em qualquer idade escolar, seja em época de vestibular, faculdade, ou ainda no ensino infantil, no momento da escolha de materiais e mochilas escolares, é essencial se dedicar ao planejamento e organização para auxiliar no desempenho e resultado do aprendizado.

Em primeiro lugar, perceba que ter um local adequado aos estudos trará benefícios ao rendimento.

O que este artigo aborda:

Como estudar com pouco tempo
Como estudar com pouco tempo
Pin It

Como estudar com pouco tempo?

A seguir, veja 5 dicas para aprender como estudar com pouco tempo e reter o conhecimento.

1. Prepare o ambiente de estudos

O ambiente tem tudo a ver com os resultados. Procure um lugar tranquilo, longe de barulhos e que tenha boa iluminação, estar confortável vai ajudar no melhor resultado.

A escolha da mesa e cadeira ideais também é importante, pois estar num local improvisado pode comprometer o desempenho.

Fique sempre de olho na arrumação, não deixe o local bagunçado porque pode causar distrações. Uma dica é deixar tudo pronto e arrumado um dia antes.

2. Organize também o tempo

Assim como o ambiente, saber organizar o tempo e distribuí-lo em atividades adequadas é muito importante.

É possível fazer tudo que é necessário sem prevalecer uma tarefa no lugar da outra. Faça um cronograma para ter melhor controle das demandas, assim vai ser mais fácil identificar os horários livres e a melhor maneira de aproveitá-los.

Comece distribuindo as tarefas das aulas, leituras e estudos das matérias que têm mais dificuldade. Ter uma mesa cheia de livros e anotações espalhadas não vai ajudar no estudo organizado, do mesmo modo que acontece com horários dispersos durante o dia e a semana.

Fazer isso vai condicionar o cérebro a receber vários estímulos diferentes ao mesmo tempo, o que leva a fácil distração e dificuldade de se concentrar e aprofundar nos assuntos.

Por causa disso é importante manter a organização, além de deixar o cérebro mais organizado para assimilar tudo o que for estudado. Mas, veja bem, o planejamento deve ser flexível e não impositivo, pois as rotinas e necessidades mudam. Adapte o planejamento de acordo com as exigências do momento, isso vai facilitar a execução do cronograma e a compreensão do assunto.

3. Desconecte-se para evitar distrações

Olhar as notificações do celular ou rolar a tela das redes sociais é tarefa comum do cotidiano, mas, na hora que estiver estudando, fazer isso afeta os resultados. O melhor é se desconectar, deixar o celular no silencioso ou em outro cômodo para permanecer focado no que precisa ser feito.

Para a continuidade do aprendizado não pode haver paradas e interrupções, um minutinho para atender ligação, ver uma notícia na TV ou dar uma palavrinha com alguém vai custar o seu tempo perdido.

Evite pausas não planejadas, deixe à mão tudo que vai precisar, como livros, cadernos e anotações para manter a produtividade.

4. Respeite os seus limites

O corpo e a mente também merecem atenção, é essencial fazer pausas para descanso durante os momentos de estudo. Não descuide de si e observe o seu bem-estar, crie uma rotina com bons hábitos de sono, exercícios e alimentação para chegar aos seus objetivos.

Saber administrar as pausas estratégicas vai ajudar a lidar com o estresse e tensão, seguindo o planejamento e respeitando os limites vai ser mais fácil de alcançar resultados positivos.

5. Mantenha a organização

Continuar com a organização planejada vai trazer vantagens e benefícios ao longo do tempo. Tais como:

  • Aumento da produtividade;
  • Controle das tarefas;
  • Otimização do espaço;
  • Praticidade;
  • Economia de tempo.

A prática contínua da organização traz a agilidade necessária ao aprendizado, potencializando o entendimento e absorção do conteúdo estudado e evidenciando a qualidade do planejamento da formação escolar.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse