Portal Útil

O seguro celular funciona como uma garantia em caso de roubo, furto, perda ou quebra de aparelhos. Você paga um valor semanal ou mensal e, no caso de ocorrer roubo ou furto, o seguro poderá indenizá-lo pela perda ou oferecer um dispositivo novo. Muitos seguros também fornecem garantia contra quebras do celular.

Se o seu telefone móvel for roubado, furtado ou perdido, a primeira coisa a ser feita é entrar em contato com a sua operadora de telefone móvel para bloquear o seu celular. Este bloqueio pode acontecer de duas formas: apenas em relação a linha ou bloqueando o seu aparelho pelo código IMEI. Outra medida extra é ter apps para bloquear aplicativos.

Em seguida, é muito importante fazer um boletim de ocorrência (B.O.), onde em alguns estados do país, é permitido registrar a ocorrência de forma virtual.

Com o boletim de ocorrência, documento identidade (CPF, RG ou CNH) do titular do seguro e outros documentos como comprovante de endereço e nota fiscal do celular, você pode contatar a sua operadora ou segurados para demandarem o seguro.

A sua indenização poderá ser em dinheiro ou um aparelho novo.

Agora que você já conhece como funciona o seguro, será que vale a pena contratar um?

O que este artigo aborda:

Seguro de celular vale a pena
Seguro de celular vale a pena
Pin It

O seguro de celular vale a pena?

Antes de ter um seguro para celular, é fundamental que você verifique algumas variáveis. Pois assim, você poderá entender se o seguro vale a pena ou não. Confira o que você precisa saber:

  • Preço do seguro;
  • Coberturas oferecidas;
  • Valor da franquia e formas de indenização;
  • Período de carência do contrato e prazo para que a demanda seja atendida;
  • Período de fidelidade do contrato.

Fazer este tipo de análise, observando os pontos acima, te ajuda a entender qual o plano que melhor atende a todas as suas necessidades.

Qual é o preço do seguro para celular?

Geralmente, os valores dos seguros de celular variam de acordo com o modelo do aparelho, ou seja, quanto mais caro for o dispositivo móvel, maior pode ser o investimento no seguro.

Mas, pensando em proporção de custo dos serviços e valor do smartphone, os benefícios podem ser maiores também. Em razão disso, as pessoas que têm aparelhos de última geração e os modelos mais caros são aquelas que mais contratam seguro para celular.

Para você identificar se vale a pena ou não o preço do seguro, é interessante fazer o seguinte cálculo: o valor total pago pelo serviço é maior ou menor que o preço de compra de um aparelho novo? Se a resposta for menor, daí  vale a pena você ter  o seguro.

Qual é o valor da franquia?

A franquia é o valor mínimo pago por quem contrata o seguro em relação ao valor recebido na hipótese de sinistro.  Este valor pode variar entre 25% e 30% do preço do celular, em média.

Em razão disso, é importante saber que o valor do prêmio não será o preço integral do aparelho. Muitos seguros levam em consideração o tempo de depreciação do celular, ou seja, quanto mais velho é o seu aparelho, menos vantajoso será o seguro.

Qual é o período de carência?

Outro ponto a ser levado em conta é o período de carência do seguro de celular, que é o tempo inicial do contrato que você não está coberto. Neste caso, se você for roubado, furtado ou causar qualquer dano ao seu celular neste período, o seguro não te indenizará ou não te dará um aparelho novo. Isso acontecerá mesmo se você estiver com todas as mensalidades em dia.

Informe-se também sobre o tempo de vigência do seguro e abrangência territorial, assim como os termos de renovação e cancelamento do seguro.

Sempre leia com atenção o contrato para que não tenha surpresas indesejadas e compare os planos.

Qual é o período de fidelidade?

Por último, se você é alguém que gosta de trocar de celular, veja no contrato se não há um período de permanência mínima ou fidelidade. Verifique se você precisar cancelar o contrato, se a seguradora ou a operadora cobrará uma multa.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse