Portal Útil

O Natal é uma das principais comemorações dos brasileiros, e há famílias que fazem uma verdadeira preparação antecipada para garantir que tudo corra bem nos mínimos detalhes. Para as pessoas mais confusas, a escolha dos pratos pode ser um verdadeiro martírio e levar muito mais tempo do que as preparações do dia em si.

Por sorte, hoje em dia já há muitos sites como o www.fooddiez.com.br que ajudam os brasileiros quando o assunto é alimentação, com opções para todos os gostos e estilos. A internet ajudou imensamente as pessoas nesse sentido, principalmente as que não tinham muita experiência na cozinha, afinal de contas, os tutoriais de receitas disponíveis hoje em dia podem fazer mesmo a menos habilidosa entre as pessoas conseguir fazer uma boa refeição.

O que este artigo aborda:

Entradas para ceia de natal
Entradas para ceia de natal
Pin It

Tenha equilíbrio

Por mais que o Natal seja uma data associada aos exageros alimentares, é importante ter consciência de que hoje em dia já são conhecidos os benefícios da prática de atividade física regular e boa alimentação, sendo assim, é sempre importante refletir sobre as opções que serão feitas no dia. É claro que ninguém quer passar a noite de Natal apenas comendo alface e tomate, mesmo assim, acrescentar opções saudáveis nos dias anteriores ou mesmo no próprio dia, ao almoço, pode ajudar o corpo a não estranhar o impacto de tantos alimentos pesados.

Quais são as melhores entradas para ceia de natal?

Na hora de fazer as entradinhas da noite de Natal, vale a pena pensar no Menu completo para que as partes se relacionem e não sejam repetitivas. Por exemplo, se o prato principal envolve camarão, talvez não seja uma das melhores opções também servir um patê de camarão, afinal de contas, o patê pode “apagar” o brilho do prato principal. Da mesma forma, quanto mais ou menos gorduroso e pesado for o prato principal da noite e as sobremesas, mais ou menos gordurosas as entradas podem ser. Afinal de contas, ninguém quer que os convidados fiquem com a sensação de estarem empanturrados!

1. Queijos e frios

Uma boa tábua de queijos e frios é provavelmente uma das melhores entradas para a noite da Natal. São leves, em porções pequenas, e dificilmente alguém pode não gostar. Além disso, há muitas opções “decorativas” para acrescentar cores à tábua que podem deixar a entradinha muito charmosa, por exemplo, alguns morangos, uvas, frutos secos, torradinhas. Além disso, esses petiscos são excelentes para as pessoas comerem enquanto conversam e põem o assunto em dia.

2. Patês com torradas

Os patês e torradas são opções deliciosas que ficam prontas num instante e fazem sucesso com o público. As bases podem ser diferentes, usando desde maionese até ricota, dependendo do gosto e das restrições alimentares das pessoas. A seguir, basta misturar com uma proteína como atum, por exemplo, ou com um vegetal como azeitona e acompanhar de torradinhas.

3. Canapés

Canapés são opções muito simples e práticas, além disso, a combinação de sabores é praticamente ilimitada. Como base, é possível utilizar pães de forma cortados em quadrados, bolachas de água e sal ou o que cada um preferir. O mais importante é abusar das texturas, por exemplo, uma base de pão de forma torrado com um pouco de cream cheese por cima e pedacinhos de azeitona depois.

4. Saladas frescas

Normalmente, a noite de Natal é famosa por ter muitos alimentos processados e ultraprocessados, desta forma, contar com opções leves de alimentos in natura pode ajudar a tornar a dieta mais saudável. Além disso, uma salada com folhas frescas pode abrir o apetite de forma leve e refrescante para que as pessoas possam terminar de encarar a comilança que vem a seguir.

5. Minisalgados

Uma festa brasileira sem salgadinhos não é uma festa brasileira, certo? Como a noite de Natal é um pouco mais especial, vale a pena caprichar um pouco mais nas opções. Mini quiches podem ser opções fáceis e rápidas para deixar a mesa com um ar ainda mais bonito. Além disso, como são opções assadas, é possível prepará-las de antemão para que a casa não fique com cheiro de fritura na hora em que os convidados chegarem.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse