Portal Útil

O armário da cozinha é um espaço que deve se manter sempre organizado. Até porque, é nele que você vai guardar utensílios importantes ou alimentos parte das refeições diárias.

Afinal, como deixar o móvel organizado? O primeiro passo é ter um gabinete de cozinha ideal para o cômodo, sem atrapalhar sua funcionalidade. Em seguida, alguns truques vão te ajudar a facilitar o dia a dia, sem o risco de não encontrar o que precisa.

O que este artigo aborda:

Como organizar armário de cozinha
Como organizar armário de cozinha
Pin It

Dicas para arrumar o armário da cozinha

Pronto para deixar a cozinha mais bonita e organizada? Confira truques para ajudar  nessa tarefa.

Deixe itens mais usados por perto

Utensílios usados com frequência, como talheres, pratos e copos do dia a dia devem ficar à vista. Deixe-os em locais fáceis de guardar e pegar, provavelmente estarão sempre em uso.

O ideal é que fiquem mais adiante nos armários e na altura da visão. Uma das primeiras coisas a serem enxergadas quando você for montar a mesa ou cozinhar.

Separe tudo por categoria

O armário não pode ser confuso. Ou seja, não é recomendado guardar alimentos, misturados com xícaras e talheres, por exemplo. No lugar da desorganização, opte pela categorização.

O que isso significa? Você terá um espaço para xícaras, um para copos, um para pratos, um para talheres, um para panelas e um para os alimentos. Vale, inclusive, usar cestos organizadores para facilitar a separação.

Coloque os menos usados no fundo, e no alto

Panelas e outros itens não muito utilizados não precisam ficar por perto. Por isso, eles devem aproveitar os espaços mais difíceis do armário. Coloque-os nas prateleiras mais altas ou, se o gabinete tem mais profundidade, no fundo delas.

Quando precisar usar, você vai ter que subir em banquetas ou tirar os objetos da frente, mas isso acontece ocasionalmente. Assim, sem chances de criar aquele caos no armário.

Tenha divisórias nas gavetas

Gavetas sem divisórias podem deixar de ser práticas e se tornar um local em que nada é encontrado. Para facilitar, prefira divisórias plásticas, ainda mais quando se fala dos talheres.

Da mesma forma que nos armários e prateleiras, cada divisão deve comportar um item. Garfos, facas, colheres de sobremesa, colheres de café, cada um tem sua função e deve ter seu espaço.

Coloque os copos em fileiras

Na prateleira de copos, coloque em fileiras e evite a ideia de guardar um dentro do outro. Além do risco de quebrar e machucar alguém, não fica agradável essa montagem.

Copos mais usados sempre ficam na frente. Aqueles para ocasiões especiais na parte mais funda do armário. Quando precisar deles, retire tudo da frente e aproveite.

Use potes transparentes

Alimentos guardados em potes transparentes são mais fáceis de serem visualizados. Você tem total permissão para fazer isso, mas lembre-se que um produto aberto tem validade diferente daquele ainda no pacote original.

Só transfira para os potes aquilo que já está sendo usado. Além disso, coloque etiquetas indicando a data de abertura e a validade. Por exemplo: arroz cozido, aberto em 30/03/22 usar até 03/04/22.

Separe os pratos por conjunto e finalidade

Os pratos ficam mais organizados quando separados por conjunto e finalidade. Na parte mais baixa, tocando a prateleira, ficam os rasos maiores, em cima deles os médios e por último os pratos fundos, usados para sopa.

Na pilha ao lado, repita a mesma divisão, porém, com outro conjunto. Se possível, evite misturar, para facilitar na hora de montar a mesa. Tem um grupo de pratos usados apenas nas datas comemorativas? Eles ficam no fundo do armário e podem até estar protegidos por papel ou plástico.

Com essas dicas fica bem mais fácil organizar o armário da cozinha. Comece agora mesmo a arrumação e descarte ou doe tudo o que não tem mais utilidade para você.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse