Portal Útil

Quem já enfrentou infestações de pragas urbanas sabe como é difícil se livrar de animais como esses e a quantidade de inconvenientes que eles trazem, tanto em residências quanto em estabelecimentos comerciais. Baratas, moscas, ratos e afins podem promover diversos riscos à saúde, por isso, sua proliferação deve ser evitada.

Basicamente, esses animais precisam de água, alimento e abrigo para sobreviverem. E cabe a você dificultar o acesso deles ao que precisam.

Saber como evitar pragas urbanas é essencial, então, veja este artigo feito pelo Portal Útil em parceria com uma empresa de dedetização em João Pessoa.

O que este artigo aborda:

Como evitar pragas urbanas
Como evitar pragas urbanas
Pin It

Por que fazer o controle preventivo de pragas?

Além de nojo ou repulsa, as chamadas pragas urbanas causam outros tipos de problemas, entre eles doenças e danos materiais. Então é imprescindível realizar o controle preventivo antes que a infestação aconteça.

Seja no campo ou na cidade, o ser humano divide diariamente o espaço com esses animais, que podem facilmente invadir casas, fábricas e comércios. Os maiores índices de infestações ocorrem durante a primavera e o verão, épocas propícias para a proliferação de pragas.

O ideal é realizar o controle de pragas regularmente, mesmo que ainda não tenha encontrado nenhum desses animais pelo ambiente. Assim, evita-se o pior! Pega essa dica: realize o serviço de dedetização, desratização ou desinsetização na baixa temporada de proliferação. Assim, você previne a infestação e ainda gasta menos.

Os 4 As do controle de pragas

Como dissemos lá em cima, as pragas precisam de água, alimento, abrigo e acesso para se desenvolverem e se multiplicarem. Estes são os 4 fatores que mais propiciam sua proliferação. Confira com mais detalhes os 4 As do controle de pragas:

Água

Nunca deixe água parada, principalmente em ambientes abertos. O acúmulo de água pode ser o cenário perfeito para o surgimento de mosquitos transmissores de doenças, pois é no líquido que as larvas se desenvolvem. Além disso, a água acumulada pode ser consumida por outras pragas, atraindo-as para o local.

Alimento

Restos de alimentos e embalagens descartadas de forma incorreta atraem ratos, baratas, moscas e outros animais em grande número. Por isso, donos de bares, restaurantes e estabelecimentos alimentícios devem se preocupar em descartar restos de comida adequadamente.

Os cuidados incluem manejar e descartar corretamente o lixo; limpar a cada 15 dias ou 3 meses (dependendo do ritmo da cozinha) as caixas de gordura e mantê-las tampadas; realizar e limpeza frequente de fogão, geladeira, micro-ondas, etc; e, finalmente, não guardar comida estragada ou deixar restos de alimento no chão, embaixo dos móveis ou na área externa.

Abrigo

Alguns lugares, como gavetas, armários, espaços entre móveis e aparelho eletrônicos, e paredes, são abrigos perfeitos para pragas urbanas. Logo, a limpeza desses locais é imprescindível para evitar que esses animais cheguem e montem seus ninhos e colônias neles.

Outros ambientes que podem servir de abrigo para pragas são locais com acúmulo de embalagens de plástico, papelão ou madeira, e aberturas, orifícios ou frestas nas paredes.

Acesso

O último A dos 4 As é responsabilidade nossa. Isso, porque devemos dificultar o acesso desses animais em nossas casas ou estabelecimentos comerciais. Alguns caminhos que eles usam para chegar até nós são frestas de janela, portas e telhados, e redes de esgotos.

Por isso, mantenha suas portas e janelas ajustadas aos batentes e atente-se aos espaços em telhados, calhas, exaustores, entre outros. É importante, também, manter forros vedados e limpos.

Como evitar pragas urbanas?

Cada praga tem características diferentes, então é interessante saber como evitar e eliminar cada uma delas. Aprenda agora!

Baratas

Podem viver em qualquer lugar e passam semanas sem comer e beber nada. As baratas carregam bactérias e vírus que causam doenças ao ser humano.

  • Como evitar: evite deixar comida à mostra e mantenha o ambiente sempre limpo, principalmente cozinha e banheiro;
  • Como eliminar: é possível matar uma ou duas baratas com inseticidas em aerossol. Porém, se já houver infestação, o ideal é chamar uma empresa especializada em dedetização e controle de pragas.

Moscas

As moscas depositam seus ovos em fezes ou material em decomposição, onde as larvas se desenvolvem. Assim, é fácil imaginar como esses animais são sujos, não é mesmo?

  • Como evitar: mantenha alimentos frescos como carnes, frutas e legumes, na geladeira ou guardados em recipientes adequados, a fim de evitar que elas pousem nos alimentos;
  • Como eliminar: o uso de inseticidas é a forma mais fácil de matar moscas, porém o problema é mais sério. Saneamento básico e tratamento de esgoto são essenciais para evitar sua proliferação.

Escorpiões

Os escorpiões conseguem se adaptar em locais com muito entulho, lixo e baratas, seu alimento preferido.

  • Como evitar: jogue fora material de construção como pedaços de madeira, telhas e tijolos, e não encoste as caixas nas paredes;
  • Como eliminar: mate-os por esmagamento, nunca use inseticida, pois pode irritá-los e instigá-los a contra-atacar.

Ratos

Esses animais são transmissores de diversas doenças, entre elas a leptospirose. Os ratos podem transmitir doenças por meio de suas fezes, urina, pelo, saliva e sangue.

  • Como evitar: mantenha a dispensa sempre limpa e organizada. Se possível, instale telas em ralos e em outras aberturas;
  • Como eliminar: é recomendado o uso de iscas de raticida, ratoeiras e colas.

Conclusão

As pessoas não devem achar comum conviver com pragas urbanas. Sua infestação é bastante perigosa para a saúde pública, então, não hesite em contatar uma dedetizadora para realizar o controle desses animais através da dedetização.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse