Portal Útil

Saber como escolher óleos essenciais para aromaterapia, uso tópico ou em banhos é essencial.

Afinal, os óleos essenciais estão se tornando cada vez mais conhecidos. Mas, muita gente ainda não sabe como usar óleos essenciais e como escolher entre as melhores marcas.

O que este artigo aborda:

Como escolher óleos essenciais
Como escolher óleos essenciais
Pin It

O que é aromaterapia?

 A aromaterapia pode ser considerada mais um tipo de medicina, porém um pouco diferente, já que ela é considerada como uma prática terapêutica que utiliza os famosos óleos essenciais, que são considerados por conseguir fazer uma contribuição no bem-estar e no equilibro de quem utiliza eles.

Os aromas trabalham de uma forma que são capazes de atingir não somente a arte mental, mas ele trabalha nas partes físicas e emocionais, quando usados da maneira correta e de forma regular.

Como escolher óleos essenciais?

Existem praticamente três modos diferentes nos quais você pode utilizar os óleos essenciais:

Aromático

Você pode fazer uma inalação diretamente, podendo passar o óleo diretamente nãos mãos ou aprendendo como usar difusor. Com o uso dos difusores, que são nada, mais que dispositivos que acabam vaporizando esses óleos essenciais no ambiente.

Tópico

Os óleos são iguais cremes, onde podem ser absorvidos facilmente na pele e entrando na corrente sanguínea, por isso podem ser utilizados diretamente no corpo.

Podendo ser misturados em óleos bases ou em algum óleo de semente de uva ou de coco fracionado para facilitar o deslizamento, ainda mais quando utilizados em massagens.

Porém é importante lembrar que quando são utilizados diretamente na pele, os óleos não podem ser expostos ao sol, pois podem causar queimaduras.

Interno

Poucas pessoas sabem, porém os óleos essenciais podem ser consumidos de forma moderadas, apenas em pequenas quantidades na água, em chás ou em comida.

Porém é mais do que importante ter uma atenção redobrada na procedência, deve ser utilizado somente aqueles que tem autorização de ser de ser consumido e ter mais atenção ainda na quantidade, pois o óleo essencial concentrado pode ser mais forte, já que uma gota de óleo essencial equivale a  27 xícaras de chás.

Como usar óleos essenciais?

Existem diversas maneiras para utilizar os benefícios dos óleos essenciais, separamos os principais métodos que podem ser utilizados quando o assunto é Aromaterapia.

Mas é sempre bom renovar as maneiras de utilizar para sempre estar se beneficiando dessas dádivas.

Inalação

A inalação com o vapor é o método mais utilizado quando o assunto é aromaterapia, ele auxilia muito nos problemas respiratórios como gripes, resfriados e sinusites.

Ele também ajuda muito com os problemas emocionais como crises de pânico e auxilia contra a ansiedade.

Dessa mesma forma, é possível fazer uma limpeza profunda na pele do rosto. Quando for utilizado com vaporizador, você pode acrescentar 01 gota de óleo essencial junto ao soro fisiológico.

Se for caso for utilizar uma tigela, você pode utilizar 09 gotas de óleo para 2 litros de água quente, em seguida coloque a toalha sobre a cabeça e vá respirando fundo.

Massagens em geral

Um dos clássicos na hora de utilizar os organismos e a possibilidade de autocura, durante a realização de uma massagem, os efeitos terapêuticos dos óleos essenciais, ocorre tanto pela inalação do cheiro dos aromes quanto pela absorção na pele.

A massagem é capaz de desencadear a estimulação o fluxo sanguíneo e do líquido linfático, e podendo atuar sobre o sistema límbico que é responsável pelos sentimentos.

Para ser feita uma boa massagem pode ser diluído em torno de 2% do óleo, ou seja, em torno de 50 gotas de óleo essenciais para 100ml de óleo vegetal, também chamado de carreador.

Após 20 minutos de massagem os óleos começam a ser absorvido proporcionando a limpeza e a sensação de relaxamento.

Aromatizadores e difusores

Os Aromatizadores, são utilizados para realizar a difusão de Óleos Essenciais, em diferentes ambientes como em quartos ou escritórios.

Para utilizar esses dispositivos é super fácil, eles são excelentes para relaxar, auxiliar a favor do sono e estimular a mente durante atividades e estudos, sem mencionar um ambiente mais sensual.

Para fazer com que eles funcionam da maneira correta, você deve preencher os difusores com água e em torno de 10 gotas de óleos essência, enquanto isso o difusor é aquecido, esquentando a água, depois disso a fragrância natural vai ser limpa e limpando lentamente o ambiente. Deixando o seu ambiente mais puro e leve.

O uso dos aparelhos de difusão ou vaporização não é aconselhado utilizar em áreas com grandes correntes de ar ou enquanto se dorme.

Banhos terapêuticos

Quando utilizado em banho quente, os óleos essenciais, sempre entram em contato com a pele do mesmo tempo que são inalados e a sua absorção  ocorre sendo feita também pelo sistema respiratório.

Nos banhos de imersão, são necessários de em torno de 20 gotas de Óleos Essenciais, para uma banheira padrão, é necessário 01 colher de óleo carreador, mel e até mesmo leite em pó, para com que ele possa se espalhar com facilidade na banheira.

Compressas

Para aqueles com problemas de artrites, reumatismos e dores nas juntos, as compressas são uma ótima opção, auxilia também nas dores de cabeças e musculares.

Dentro de uma tigela, você pode acrescentar 01 litro de água quente e em torno de 10 gotas de óleos essenciais.

Mergulhe uma pequena toalha, sendo ela uma toalha de mão ou uma pequena fralda de pano na tigela, retire o excesso d’água e coloque na área desejada. Repita essas ações quantas vezes achar que é necessário

Quais são as melhores marcas de óleos essenciais para aromaterapia?

A seguir, conheça as 3 melhores marcas de óleos essenciais para aromaterapia.

Bio Essência

Sendo uma marca totalmente Paulista a Bio Essência, vem mostrando uma grande capacidade quando o assunto é a criação dos óleos essenciais, onde os seus produtos podem ser encontrados em lojas especializadas em todas as lojas do Brasil.

WNF

Sendo uma das primeiras marcas de óleos essenciais, os produtos naturais da WNF, são de alta performance, começando desde o plantio, até a fabricação e  depois a comercialização dos produtos. Que não são apenas os óleos.

doTerra

Com o significado de “dádiva da terra” a doTerra, vem do conceito que a empresa traduz os seus produtos, sendo considerados os melhores óleos do Brasil.  Fundada em 2008 tendo o objetivo de compartilhar o poder dos óleos essenciais.

Sendo a mais recomendada do mercado, considerada a mais segura e a mais conhecida, ao se tornar um cliente preferencial da doTerra, o cliente pode ganhar 25% de desconto em suas compras e sem mencionar que é possível se tornar um consultor da marca e gerar grandes descontos.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse