Portal Útil

Existem diferentes cuidados que ao ter um carro o condutor precisa ter, como consultar renavam pela placa, manutenção preventiva de peças e bateria de carro. Com isso, é muito importante que saiba algumas dicas para prolongar a vida útil do veículo. 

De modo geral, um dos grandes problemas que os motoristas enfrentam durante a rotina de uso é a necessidade de troca da bateria de carro. Por isso, é muito importante conhecer a fundo seu funcionamento e os cuidados necessários para sua manutenção.

Para isso, preparamos o texto a seguir com tudo o que você precisa saber sobre como funciona uma bateria de carro. Além disso, confira agora as principais dicas para aumentar a vida útil desse equipamento.

O que este artigo aborda:

Qual a vida útil de uma bateria de carro
Qual a vida útil de uma bateria de carro
Pin It

Qual é a importância da bateria de carro?

Antes de conhecer alguns cuidados necessários com a bateria de carro e como ela funciona é preciso entender sua importância. De modo geral, a bateria é essencial para auxiliar na partida do veículo e também para o funcionamento de todo o sistema elétrico.

Por isso, é muito importante que os motoristas tenham cuidados frequentes durante a condução do veículo. Afinal, a bateria de carro é um dos componentes fundamentais para o funcionamento de todos os veículos. 

A bateria é responsável por alimentar diferentes equipamentos e auxiliar na partida, no acendimento de luzes, mídia kits e outros componentes elétricos. Com isso, é possível afirmar que a bateria de carro é o coração do sistema elétrico do carro. 

Como funciona a bateria de carro?

Agora que você já entendeu a importância da bateria para o funcionamento do carro é importante conhecer mais sobre seu funcionamento. 

A bateria de carro tem uma placa para o eletrodo positivo e uma para o negativo que são banhadas por ácido sulfúrico diluído em água pura.

Com isso, quando o veículo é ligado ou é solicitada uma demanda de eletricidade, o líquido flui entre os dois pólos, provocando a reação química necessária que desenvolve a geração de energia soliticida. Logo, cada comando requer mais ou menos reações químicas. 

Esse processo é repetido inúmeras vezes durante a vida útil da bateria de carro e por isso, após seu desgaste é necessário a troca. 

Como descobrir problemas na bateria de carro?

Provavelmente você já passou ou conhece alguém que enfrentou problemas com a bateria de carro arriada, certo? Então é muito importante ficar atento aos sinais que o próprio carro dá antes da bateria parar por completo.

Com isso, para que você não fique com o carro parado em situações desconfortáveis fique atento, por exemplo, a demora para o carro ligar. Quanto mais lento for o arranque do motor, mais propenso está para a necessidade de troca da bateria de carro. 

Essa dica vale tanto para dias normais, quentes quanto para dias mais frios que normalmente são mais complicados do carro ligar. Além disso, outra dica importante é ficar atento ao acendimento de luzes estranhas no painel de controle.

Esse processo pode significar problemas nos equipamentos indicados, mas também distúrbios no funcionamento da bateria. É importante também analisar o nível de fluido na bateria, a partir da parte transparente é possível notar se ele está baixo. 

Caso você note um cheiro ruim saindo do motor é possível que seja da bateria, afinal, por conta dos componentes químicos, ela pode expelir cheiro ruim nos vazamentos. Outra dica importante é notar se a bateria está inchada, por conta do calor excessivo.

Por fim, a dica mais simples e que as pessoas mais conhecem é controlar a idade da bateria, normalmente elas tem vida útil de 3 anos. No entanto, com os carros cada vez mais tecnológicos, esse número pode cair para 2 anos.

Como trocar a bateria do carro?

Embora existam diferentes seguros e profissionais capacitados para trocar rapidamente a bateria de carro, você mesmo pode realizar o processo. Para isso, desligue o carro e comece a desconectar os polos, primeiro o polo negativo e depois o positivo. 

Em seguida, destrave a bateria e retire do compartimento para que seja efetuada a troca. Depois de retirar todo o plástico da nova bateria é só encaixar ela na posição indicada no compartimento. 

Para finalizar, conecte novamente os pólos, com isso conecte primeiro o pólo positivo e depois o pólo negativo. Com tudo isso feito e a bateria novamente travada, seu carro pode ser ligado novamente sem nenhum problema. 

Qual a vida útil de uma bateria de carro?

Para garantir o bom funcionamento do carro é preciso uma série de cuidados, como manutenção preventiva, calibragem dos pneus e outros cuidados, certo? Para aumentar a vida útil da bateria também existem alguns procedimentos que ajudam na longevidade.

A primeira dica para postergar a vida da bateria é evitar deixar equipamentos elétricos ligados com o carro desligado, como rádio, televisão e faróis. Viagens curtas também tendem a afetar a vida útil da bateria de carro. 

Afinal, pelo pouco tempo de funcionamento a bateria não consegue carregar em sua totalidade, afetando seu desempenho a longo prazo. Além disso, ainda com o carro ligado é importante evitar o desperdício de energia ou sobrecarregar a bateria.

Logo, evite o uso excessivo de luzes internas e faróis, por exemplo. Caso não use o carro com muita frequência, a dica é desconectar os polos positivos e negativos. Afinal, mesmo o carro desligado ele gasta bateria. 

Conclusão

Com todas as informações apresentadas no texto é possível entender a importância da bateria de carro para o funcionamento dos veículos. Por isso, é essencial a manutenção e cuidados preventivos para prolongar a vida útil desse componente.

A partir do texto é possível conhecer também o passo a passo para realizar a troca de uma bateria descarregada para uma nova. Vale destacar a importância do carro estar desligado e também seguir a ordem da retirada dos pólos negativos e positivos.

Por fim, o texto também apresenta alguns sinais que você precisa se atentar que indicam a possibilidade da bateria estar com defeito. Além disso, dicas essenciais para prolongar o funcionamento da bateria, como evitar deixar faróis e rádios ligados com o carro desligado.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse