terça-feira, 16 de agosto de 2022 - 16/08/2022 22:49:18
Portal Útil

Entenda tudo sobre o realçador de sabor umami, o quinto gosto do paladar. Ou seja, além do doce, azedo, salgado e amargo.

Primeiramente, ciência diz que cozinhar pode servir de terapia. Pois, faz muito bem para nossa mente e para o nosso corpo, trazendo felicidade e bem-estar.

Além disso, cozinhar e comer ajuda nosso sistema nervoso a ativar o parassimpático que é responsável por regular a respiração e os batimentos cardíacos.

Ainda, cozinhar ajuda na autoestima, memória e alivia o estresse, trazendo benefícios para saúde.

Então, quando você dedica o seu tempo e se doa de coração para cozinhar, você consegue transferir sentimentos para comida. Assim, funciona como um realçador de sabor, e quem experimenta com certeza sente o quanto sua comida foi feita com amor.

Realçador de sabor umami

Além da dedicação que você pode oferecer na hora de preparar uma receita, você pode também usar aditivos que vão te ajudar a deixar a sua comida ainda mais saborosa.

Um desses aditivos se trata o realçador de sabor, um ingrediente seguro que pode servir em qualquer tipo de alimento para intensificar ainda mais o sabor da sua receita.

Neste guia do Portal Útil, vamos compartilhar com vocês informações valiosas sobre o realçador de sabor umami e como deixar as suas receitas mais saborosas.

O que este artigo aborda:

Qual o gosto do realçador de sabor umami?

Você já deve ter ouvido falar no realçador de sabor umami, o quinto sabor.

Em suma, o realçador de sabor traz o sabor umami, conhecido como glutamato monossódico, que é o quinto sabor do paladar, sendo os outros quatro sabores doce, azedo, amargo e salgado.

O significado da palavra japonesa umami é a essência da delícia que aprofunda o sabor, não é à toa que esse ingrediente deixa as refeições com sabores incríveis, pois, ele deixa o sabor da comida por mais tempo na boca, proporcionando mais prazer. 

Assim, o uso do realçador de sabor vai te proporcionar esse gosto umami que é incrível e deixa os alimentos muito mais saborosos.

O realçador de sabor pode ser usado em várias receitas

Para cozinhar é preciso usar a  criatividade. Você precisa criar combinações diferentes, experimentar, trocar ingredientes, fazer isso com certeza vai te inspirar a criar receitas cada vez mais.

Contudo, é preciso também ter organização. Pois, nada melhor do que começar a cozinhar em um ambiente organizado que te ajuda a encontrar com facilidade as ferramentas certas.

Além disso, também é muito importante ter um ambiente limpo, isso vai te trazer muita paz na hora de cozinhar.

Você precisa ter controle sobre o que está cozinhando, ou seja, saber exatamente a quantidade certa de cada ingrediente.

Pois, preparar uma boa receita e usar os ingredientes certos faz toda diferença no resultado final do seu prato, por isso é preciso escolher bem o que você vai usar.

Por fim, o realçador de sabor se trata de um aditivo que você pode usar de várias formas e em qualquer receita.

Ou seja, ele realça o sabor de sopas, carnes, grãos, ensopados, peixes e muito mais.

Por isso, é incrível o poder que o realçador de sabor umami tem de intensificar o sabor dos alimentos.

Realçador de sabor na preparação de peixes

O realçador de sabor pode ser usado tranquilamente nas receitas que levam peixe, pois, fica um sabor incrível.

Afinal, o peixe é um dos alimentos mais saborosos e saudáveis que existe. Dá pra fazer uma variedade de receitas deliciosas. Você pode fazer peixe frito, moqueca de peixe, escabeche de peixe, escaldado de peixe, peixe empanado com acompanhamentos, etc.

Em outras palavras, o peixe é um alimento versátil e muito saboroso, porém muito delicado.

Por isso, você precisa saber prepará-lo com muito cuidado para ter um bom resultado final.

Antes de tudo você precisa escolher o peixe certo de acordo com a sua receita. A limpeza do peixe também é essencial.

Além disso, você precisa saber limpar o peixe da forma correta para não estragar a sua receita. Pois, um peixe bem limpo faz toda diferença.

Após a limpeza você também precisa escolher um recipiente onde dê para colocá-lo sem precisar ficar mexendo toda hora para não despedaçá-lo.

Seguindo essas dicas você vai ter um peixe bem preparado, isso é essencial independente da receita escolhida.

Agora que seu peixe já está limpo e em um recipiente, você já pode usar o realçador de sabor umami em todo o peixe e depois você pode temperar da maneira que você  preferir, ou de acordo com a receita escolhida.

Depois de pronto você vai ficar surpreso com o sabor que o realçador de sabor vai dar ao seu peixe. Você com certeza não vai querer mais ficar sem esse aditivo que faz maravilhas nas suas refeições.

Conclusão

Em suma, o realçador de sabor umami é um tipo de gosto do paladar além do doce, salgado, amargo e azedo.

Por isso, experimente-o em suas receitas e usufrua deste sabor desconhecido.

Alessandra Pereira

Nutricionista com atuação em consultório na área de saúde da mulher, emagrecimento, diabetes e resistência a insulina. Meu foco é promover saúde e qualidade de vida na prevenção e tratamento de doenças. Sou pós-graduada em nutrição clínica e metabolismo e pós-graduada em nutrição funcional.

1

Pode ser do seu interesse

Suplementos proteicos para ganhar massa muscular

Suplementos proteicos para ganhar massa muscular

Tipos de suplementos alimentares

Tipos de suplementos alimentares

Loteria é aberta hoje? Veja os dias e horários de funcionamento

Loteria é aberta hoje? Veja os dias e horários de funcionamento

20 melhores chuteiras de futebol

20 melhores chuteiras de futebol

Como organizar agenda de médico

Como organizar agenda de médico

Cartões de crédito para quem tem score baixo: 5 opções

Cartões de crédito para quem tem score baixo: 5 opções